sexta-feira, outubro 09, 2009

Sun Tzu, o bife e a fome

Sun Tzu é o suposto autor do maior compendio de estratégia militar de todos os tempos. Em suas páginas é um "tudo o q se deveria saber" para vencer uma batalha. Não sei se é verdade, mas depois muita gente ganhou grana com a Arte da Guerra. Adaptações para o mundo corporativo, o jogo amoroso entre outras aplicações diretas foram reescritas e ganharam grana. Segundo a lenda até mesmo Edmundo leu este livro. O q digamos, por si só transformaria este lançamento editorial de 2500 anos num fenomeno.



Alguns fundamentos do livro são bem interessantes, o cara para vencer uma batalha tem q ter logística, conhecer a si e seu adversário muito bem e saber que em uma situação desesperadora se luta desesperadoramente. Um bom general tbém deve estabelecer uma causa moral dentro de seu grupo de comandados. Há outros conselhos menos nobres, uso de blefes e espiões, entre outros.

Acho q emagrecer tem uma gde correlação com uma batalha, sendo o gde problema o inimigo sermos nós mesmos. Qdo isso é sacado, dá um exemplo claro de q conhecer a si próprio uma hercúlea tarefa. Poucos o conseguem.



Eu sempre inventei uma série de subterfúgios para adiar uma boa ginástica e uma dieta. Pra começar as duas deveriam ser concomitantes, dieta exigia uma série de produtinhos e invariavelmente umas bolas. Ginástica, tenis, academias, roupinhas, aparelhos, horarios. Tudo deveria rolar em coincidencia. Ou não começava, ou caia em pouco tempo.

Manter as duas pontas, ginástica e dieta, junto com o acompanhamento médico é o tripé q vai me ajudar a seguir na estrada infinita desta fuga. Aos poucos rola tbém uma certa responsabilidade de grupo e, pq não, uma certa competição. Sim. Existe uma responsabilidade coletiva, afinal somos gordos marcados por livre arbítrio. Podemos nos reunir para lamentar bolas fora, chorar pitangas, comer a rodo e tbém caminhar e nos ajudar neste caminho eterno pra fora da gordolandia.

A tal rede social, tem q ter valores além do disse me disse. Esse valor tem q ser pregnado por esta causa moral, q começa individual, mas q pode ser comunicada ao coletivo. Acho q a parada é essa, emagrecer e se manter. Escorregadelas e pequenas paradas são esperadas, mas se tiver desejo e apoio aqui e ali, a caminhada pode seguir num ritmo bom.

Dieta, exercícios e algum suporte externo abastecidas por vontade e atitude. Acho q isso é base pro combustivel de fuga da gordolandia.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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