quinta-feira, abril 30, 2009

Última Chamada do Imposto de Renda


Hoje é o último dia para entrega do IR.

Gripe suína se espalha pelo mundo.

Tudo que se come engorda. Mas gordo se preocupa muito mais com calorias quando emagrece. Constatar que batata e açaí engordam é de obviedade contumaz. Aliás, é capaz de se concluir que água engorda. Talvez só o ar não some calorias e adiposidades ao pobre jotalhão. Logo, valores nutricionais são aquilo que realmente importam. Nesse caso, açaí no lugar de uma pizza e batata baroa no lugar da inglesa são escolhas acertadas.

Cada vez mais me convenço q dentro de algum tempo, comer carne será algo tão politicamente incorreto qto racismo ou sexismo. Essa história dos porcos é ponta de iceberg, coisas piores virão. A sars pintou no fim do seculo passado e ninguem ligou. Outras infecções de microorganismos explodirão por conta do execesso de churume e água contaminada por bosta de animais criados para abate. O custo em água potável encarecerá em muito os preços e finalmente a maioria da população deixará de comer bichos q andam.

Quase tudo é incerto, certos apenas a morte e os impostos.

quarta-feira, abril 29, 2009

Tulio Recipe No3



Ingredientes:

Dois ou tres talos de salsão (no mercado vendiam com o nome de aipo e ficou na mente)
Uma cenoura
4 batatas baroa
1 cebola media
Ervas finas
Sal a gosto
Requeijão

PS: 2.5.2009 Aipo e Salsão podem até não serem a mesma coisa, mas nessa receita isso é irrelevante.

Falando de mim

O que vc acha deste Blog?


Comecei este blog logo depois de operar dia 11.12.2008. De lá pra cá ele tem oscilado entre o sério e o jocoso, o espírito e o material. Tem muito de mim aqui e espero q possa ter alguma valia pra quem busca uma vida melhor no caminho da evaporação de bacon.

Tenho tido boas notícias com ele, conhecido pessoas bacanas e desopilado o fígado, exorcizado pequenos demônios.

Alguns desencontros e paradoxos fazem parte do percurso, escrever eletronicamente com textos e imagens é uma coisa nova. Ler tbém é. Precisamos usar as ferramentas da informação a nosso favor. Diversão tbém alimenta.

Agradeço a todos que acompanham estas idéias.

Muito obrigado.

segunda-feira, abril 27, 2009

Que venha Maio


Esse mês foi o q eu menos evaporei bacon, quase 5Kg. Não consegui a quinta caneca por dois kilos e fração. Maio está chegando e eu vou mudar de fase na porrada, liberada a ginástica, a hora é de suar literalmente como um porco.

Aliás cuidado com a gripe mezzo porco mezzo frango.

O doc tbem deve dar uma bela evoluída, pois começa a girar a manivela com vontade este mês.

Escrevi pouco em abril, uma vez a cada tres dias. Preciso melhorar esta média em maio. Ou não, eu preciso mesmo é evaporar o bacon.

Gde abraço.

quinta-feira, abril 23, 2009

Quais são as aspirações futuras?


Cada vez mais me assusto com a falta de utopias e desejos do nosso coletivo humano. Estamos enterrados em individualismos e propostas egoistas. Somos números, somos customizados, somos exclusivos na linha de fábrica. Notícias do ano passado são relíquias, são passado e por isso esquecidas.

Não consigo acompanhar esta inflamação midiática, todo mundo sabe alguma coisa que alguém fez, mas sem precisão ou profundidade. Tudo truncado, confuso, boatos inúteis. O Conhecimento passa ao largo disso.

Junte a esta falta de precisão e resgate histórico uma falta de humor, uma incapacidade de entender ironias, rir de si próprio, estabelecer auto reflexões jocosas. Temos um ambiente irrespirável. Pior que banheiro do Maraca em final com o Mengão,sim, torço pelo Flamengo. O América é um símbolo do meu bairro o Andaraí, um símbolo de resistência improvável. Dentro deste aspecto, sou mais América que PopFla.

Sem humor e auto-reflexão não seria possível a mim seguir neste caminho de dieta frugal. A comida é pouca, no entanto as refeições se alongam, há uma revisão de conceitos e protocolos, a preocupação com o que se vai a boca é gde, o ideal é ter isso claro. Críticas sempre. Refuto apenas as que me interessam.

Sim, continuo rindo sim, minhas neuroses e fraquezas eu ponho na vitrine. To acostumado, todo obeso tem essa característica, antes mesmo de abrir a boca suas fraquezas são aparentes, chapadas. Totalmente iluminadas.

Falar sério? Falo sim, mas prefiro outras conversas.

Grande abraço!

quarta-feira, abril 22, 2009

Reposição e Urgência


Um dos problemas sérios da operação é q vc fica com o tanque de combustível menor tbém. Agora, depois de perder mais de 40 Kg, to mais leve, mas digamos, continuo um animal pesado pra caramba.

Tenho feito muitas caminhadas, encarado uns trampos suicidas e pra variar na hora de comer é bastante complicado.

Inventei vários vinculos pra minha alimentação, e isso me ajuda mais do q atrapalha, não como carne de bicho da terra, nem padaria. Me viro com vegetais, derivados do leite, sucos, por aí.

Depois de operado, vc passa por varias fases com relação a fome. No início fome alguma, e aos poucos ela vem voltando. E chega as vezes com força, fora de hora. O lance é estar preparado, barrinhas de granola e proteina, grana e garrafas dagua. Tem q ter por perto.

Outra coisa é não ter medo de calorias cheias, como açaí com proteinato, vitaminas de banana com aveia, sucos bizarros do NE e é isso.

Por outro lado, tem q segurar a onda, salgadinhos, sanduiches e pizzas atraem sim. Mas manter os vínculos é necessário, ta funcionando e eu não quero quebrar a corrente.

As vezes, não dá pra negar, bate uma angústia e tal, mas rir é sempre um bom remédio, escolhi ele pra mim e tem funcionado. Um bando de gente não curte algumas brincadeiras q faço, mas no momento a prioridade sou eu. Meu conforto, meu emagrecimento com saúde e disposição. não explico minhas piadas, ate pq não dão nem pra desenhar de tão simples q são.

Mau humor engorda.

Tenho muitos amigos a agradecer, a forma mais forte de mostrar esta gratidão é secar.

segunda-feira, abril 20, 2009

Outros cantos do RJ - Via Metrô

Depois de operado eu mudo de time?



Frequentando diversos encontros e reuniões sobre gastroplastia, decidi colocar um FAQ audiovisual sobre dúvidas reais sobre o assunto.

Neste falamos de mudança, uma coisa grave e muito real para candidatos ao procedimento cirurgico.

quinta-feira, abril 09, 2009

Temperos e Preparos


Algumas pessoas me perguntaram pela falta de cerimonia com o arroz e o feijão no preparo do baião de 2 ultra light. Bem, não precisa. Mesmo com elipses e gravação toscas, aquilo ali é a vida como ela é. Com mais de uma hora em fogo médio e panela de pressão o rango fica mais q esterilizado. Quem lava carne moída? Ou um pedaço de
carne de porco? Nada, as pessoas refogam aquilo em gordura, ou simplesmente comem na rua mesmo sem saber como foi feito.

Não uso óleo nenhum no preparo dos meus rangos, como já falei anteriormente, as propriedades do azeite extra virgem se perdem em temperaturas superiores a 80´C, e ele é extra virgem pq é extraído a frio. Colocá-lo no prato a ser servido é mais racional, odorífico e saboroso.

Alguns temperos desidratados funcionam melhor q outros. Cebola, alho, pimenta e ervas fnas, Vão muito bem. O alecrim tbém. Salsa é pirotecnia visual, não se compara com ela fresca. Tomate seco e cogumelos, sào iguarias, mandam muito bem.

Nào uso mais extrato de tomate, pego um ou dois tomates e os processo no mixer ou no liquidificador.

Molhos podem ser engrossados com farinha de soja ou quinoa. Batata tbem ajuda. Evitar os enlatados é obrigatório. As vezes um atum light aos pedaços rola, por conta de praticidade e urgencia.

Enfim, a páscoa tá chegando e para o inferno com ofertas de chocolate pra quem ja esteve no estado TeraBanha.

Contribua para o fundo de uma Bravia 42 polegadas!

sábado, abril 04, 2009

Churros


Essa semana deu um certo bode. Já confessei a preguiça na bunda de escrever no vídeo anterior. Contudo, março foi o mês q mais postei até aqui. Vamos em frente, daqui a pouco pinta um mês com 30 posts.

Tenho andado muito menos de carro. Busão, metrô e viação canela entraram forte no repertório. Isso é muito importante pra mim. Vejo mais a cidade, olho as pessoas e me exponho aos apelos visuais e olfativos dos rangos de rua. Sair do metrô as 18h na Pça Saens Peña e dar de cara com uma carrocinha de Churros é infernal. O lance é apreciar a paisagem e puxar algo Zen, focar por exemplo na mulherada q é freguesa do doce de leite do bagulhão frito. Aí é caminhar para casa pois os Churros não me pertencem mais.

Mais a frente tem cachorro quente, salgadinhos do china e o preferido de priscas eras, o churrasquinho de gato. Aquilo ali, enfumaçado, engordurado, ensebado, com vinagrete e farinha é uma delícia. Lembro de manter uma dieta balançeada de pão com frango assado no almoço e uns tres ou quatro espetos destes na saída da faculdade, acompanhado de 3 ou mais latinhas de refri, light logicamente. Nos intervalos e em épocas de pouca grana, o que mandava era amendoim japonês. Papo furado noite adentro, em casa um miojão pra rebater.

Bem, 2009 tá diferente, não como nada de padaria nem de açougue, um dia de cada vez desde 10 de dezembro de 2008. Pretendo seguir assim pro resto da vida, mas vai saber. Os apelos da rua estão aí. Mas confesso que ganhar um sorriso da morena com churros na boca é um tremendo estímulo.

PS: Ontem, 3 de abril de 2009, aniversário do meu PAI! Obrigado sempre!!

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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