segunda-feira, outubro 05, 2009

Sonhos e o aprendizado da capacidade de voar A


Eu fui outro dia no seminário de um gde cineasta e entre outras experiências de vida, ele contou de sua incrível atenção devotada aos seus sonhos. Dos sonhos de seus filhos e agora os sonhos de suas netas. Depois ele disse q a vida era em vídeo e o sonho em 35mm e começou a falar de fotografia digital e tradicional. Na hora, o fluxo me levou na direção de uma bela introdução ao tema.

Hj no entanto, eu acordei logo após um sonho com ponto de vista na primeira pessoa. Era um cara andando na rua com uma calça jeans, bota amarela e camisa branca. Vinha andando apressado, de repente saltou e começou a voar. Do chão dois carinhas olharam e chingaram o cara, algo tipo "voa viado!". Pois bem, o voador aterrisou e partiu pra dentro dos dois boca sujas. Aí eu acordei. E meio q fiquei naquele terreno maravilhoso entre preguiça e sonho. Conectei com a introdução do cineasta de outro dia e fiquei pensando na conclusão desse roteiro. Quem desafiaria um cara q pudesse voar?

Sim, fiquei pensando nisso. Nos dois caras do chão. Afinal a menos q vc voe também ou seja um inconsequente q vc chamaria de viado um cara q voasse. Sonho é maneiro por isso, é um exercício de roteiro, pq pode ser um fragmento muito maluco, sem início ou fim, e vc por condição genética tentará colocar algum sentido, no q pode pode ser um pilates cerebral ou mensagens do além.

Fiquei pensando nos caras do chão enquanto fazia meu café da manhã, na geladeira tinha uma abóbora de sexta passada, virou sopa, amassada e com mais água um pouco de sal e chimichui e lógico, um café expresso fraco. Os caras do chão nào saiam da minha cabeça, porra rebeldia total desafiar o poder de quem voa. Estranhamente o meu sonho em primeira pessoa, deveria me identificar com o cara q voa, mas ele não me disse nada.

Será q os caras do chão sabiam voar?

Continua qquer hora....

Hj começa a fase de maromba de aluguel, wish me luck!

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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