terça-feira, julho 21, 2009

Antes de Caminhar

segunda-feira, julho 20, 2009

Vivão vivendo



A gente pode mudar sim, mas tem q ser todo dia, sem se importar com o dia anterior e sem projetar muito no dia com o dia q vem aí. Planos servem pra não te pegarem de calças na mão, mas a arte mesmo é o improviso. A técnica é a determinação. Acreditar q tudo é possível é uma necessidade, apesar do raciocínio duvidar muitas vezes.

Estamos aí. Fase 3.

sábado, julho 11, 2009

Séculos sem passar por aqui....

Desculpem, mas há vida lá fora. Existem muitas paranóias ligadas ao tempo real, a atualização, ao online, enfim ao diabo q nos carregue, sobretudo com pressa.

Nas últimas semanas estive envolvido em diversos cursos e colóquios sobre cinema. No MAM, no Centro Cultural da CEF e no Instituto Moreira Sales. Além é claro de apertar o ritmo de minhas atividades físicas. Total peregrino.

Tenho subido e voltado o alto da boavista, a pé. Até a pracinha. A subida pela Sào miguel leva uns 90 minutos. A volta é leve, ajuda a passar o ácido lático e leva o mesmo tempo.

Os efeitos são super benéficos, to com um preparo físico além do sedentário, o folego qdo exigido tem se mantido no peito e sob controle. Perdi peso e to na sexta caneca.

A alimentação segue a mesma toada, vegetais, arroz integral e feijões. Bebi um vinhozinho outro dia, desceu bonito. Subiu no segundo copinho. Não é hora de abusar.

Aliás a hora de assumir o início da terceira fase, dia 10 último saí da minha casa e fui ao consultório do meu médico na peregrinação, sim, fui a pé. Andei 3h e 20 minutos sem parar. Cruel na caminhada é a descida no alto, não tem calçada nas curvas e o lado de dentro, tem muito galho duro no meio do caminho.

É uma caminhada dura, pois depois de descer o Itanhangá parece imenso. Não termina. Depois a ponte do canal e finalmente o condado de cascais e logo ali o Barra Life. Um tiro bom.

Semana q vem pretendo ir na praia da Joatinga, estimo umas 4 horas e meia de caminhada, ao invés de virar na ponte, segue em frente, rua dos motéis, Oswaldo, ladeira e o condominio ali do Costa do Sol. Logo ali.


Parece estranho, mas se eu troco os engarrafamentos em Copa ou na Radial Oeste por uma caminhada suicida destas. Um tylenol e um copo de whey na volta e eu to pronto pra outra.

To entrando no meu peso de priscas eras de competição. Daí pra frente eu sei q manter o ritmo de evaporação de bacon será dureza, To chegando lá sem muita técnica não, mas tbem sem remédio, a ajuda do estomgo pequeno é inestimável, mas o cabeção não pode pirar agora. Espero q nem depois, mas o lance é manter vínculos q me ajudem no caso de uma piração, eu poder voltar ao estado CDF q vivo hj com relação a rangos e atividades físicas.

Não é facil, mas ninguem disse q seria.

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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