quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Síndrome do Pica pau


Eu fiquei um empo sem conseguir fechar um post decente pra colocar aqui, como se me importasse com quem possa estar lendo o que eu escrevo. Descobri que me importo.

Tenho varios rascunhos incompletos e dei uma encroada nas conclusões. Resolvi dar uma olhada em foruns de comunidades gastro no orkut, vejo boas questões colocadas, mas quase sempre as questões são pouco aprofundadas. Uma bem legal é o lance da autoimagem. Ou seja como ogordo se vê antes, durante e depois do processo de desmanche.

O lance da banha é não linear, anarmonico. Corpos obesos são uma forma de corpo individualizado, já disse anteriormente a gordura quebra os padrões: há os barrigudos, os gordos avental, peróides, maçãs, oblatos, prolatos e outras formas. Assim tbém é no gordo que desinfla. O corpo vai murchando de diferentes maneiras, quase sempre derrete aquilo que se tem mais, mas o emagrecimento começa a ser efetivo nos detalhes. Pés e mãos.

Eu ainda tenho bronca de minhas mãos, mas meus pés estão menores. Eu comprei um tenis 46 ano passado, hj uso 44. Meus pés já apresentam nervuras e estão numa boa. Minhas mãos ainda nào estão no ponto, mas não parecem mais mãos de bebe gigante. Nada masculino uma mão fofinha. Quero voltar a pegar ferro e enche-las de calos e cicatrizes. Fico feliz qdo caminho e desce suor pelos meus dedos.

Eu vejo gente reclamando q nào se reconhece mais, estabelece pesos limites altos como meta, enfim reclamam por perder muito ou pouco. Pensei naquilo que eu quero, sinceramente espero aproveitar ao máximo o percurso. Quero perder o máximo q puder e não quero me reconhecer dent ro de alguns meses. Gostaria muito de nào precisar de plásticas no fim de tudo, apesar de saber que desta vez eu fui muito além das possibilidades de regeneração do meu corpo. Farei o q for possível para evitar novas cirurgias. Meu objetivo é chegar num estilo Mastim, feioso, cheio de dobras, forte e babão... algo ameaçador admito.

Não sofro de síndrome do pica pau, aquele desenho que repete sempre os episodios e a gente sempre se diverte, pq sabe o q vem segundo a segundo. To mais afim de administrar o inesperado, do imponderável pq o q se repetia em meu estado corpóreo sempre foi o mesmo, idas e vindas de roupas, gdes emagrecimentos e engordamentos maiores ainda. Tenho q conseguir perder e chegar abaixo dos 100 Kg, coisa q não sei o q é desde os 18 anos. Parei com isso.

Quem viver verá...

3 comentários:

alexandregbraga disse...

Cruzar as pernas tb comemorei como vitoria!
To sempre de olho aqui!
Abç!

*Suzaninha* disse...

Não pense q nao tem gente q nao lhe observa , pq eu observo todas as suas ponderações de sua mudança mesmo pq na vida qdo se pensa em mudança precisamos de referencias e até mesmo de um "ídolo" pra avaliar o q se quer mesmo fazer , se vai valer a pena.

Não acredito q se vença através de esforços , pq isso é coisa de ideologia caipira de ser , mas acredito apenas q se vestir a camisa até o fim tenho como chegar perto do q se quer , almeja , ou até mais além q é o ideal.


Eu acredito piamente q vc chegará lá , pois a sua determinação é admirável !!!;)

Bjks de uma fãzona dos seus pensamentos e conclusões no percurso da mudança de hábitos.

vanmed30@yahoo.com.br disse...

A única coisa que posso te dizer diante das colocações que você sempre faz e de tantas coisas que sempre conversamos é: sei que verei muitas, muitas transformações. Disso tenho certeza!
Espero que a minha participação seja importante nesse processo.
Beijos.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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