domingo, fevereiro 22, 2009

Murruga


Outro dia estava em um hotline via MSN. Do outro lado havia um desconhecido, pedindo ajuda sobre procedimentos da Cirurgia a qual passei recentemente.

Lembrei de mim quando a tempos atrás tbém fui atrás de orientações, encontrando no meio do caminho um parceiro de treinos de outrora, o Murruga, ele tbém passou pelo procedimento e cazzo, o cara virou outra pessoa. Enfim, perguntei a ele e de cara ele me disse que não tinha muito o q dizer, q era uma coisa pessoal. Insisti e ele seguiu dizendo q a operação é punk, mas q tudo passa e fica a essencia. Ele ainda me olhou comIMC 57 e disse q eu realmente tinha as indicações para operar, q acreditasse no caminho proposto pelo médico. Mais não disse. Se mandou de volta a vida dele.

Voltei ao hotline e aceitei o papo. O cara começou dizendo q estava com IMC 40, 1.79m de altura. Eu respondi q operei com IMC 52, mas q havia chegado aos 57. Do outro lado a interjeição PQP entre o espanto e o escárnio. Toquei o barco, mas era caso de mandar o cara ao corpo de ballet do Municipal fazer trave com a Ana Botafogo. Cazzo porco é porco, uns viram bacon, outros linguiça, mas no fim é tudo porco. Vào se espantar com o diabo que os carreguem.

Ainda no hotline, o cara dizia q já havia se consultado com 3 cirurgiões, queria saber das vantagens e desvantagens da operação aberta e por vídeo, do índice de morbidade de cada técnica,de cada médico, da anestesia.

Alguns problemas q ele havia encontrado eram q o plan cobria o médico, mas nào a clinica. Estaria aí um bom critério, o primeiro par médico-clínica com cobertura full encabeçaria a lista.

Disse com quem e onde operei, e mais não falei, pois mais não sabia. Operei aberta, pois saber se o ônibus tem 6 marchas não me interessa na Rodoviária. Quero saber de chegar no meu destino. Na estrada eu posso morrer, assim como numa mesa de operação. Lógico q não gostaria de ver o motorista tocado a rebite com pitú, mas ja peguei carona com pilotos bebados. Hj eu não faço isso.

Meu Pai q é quem eu mais amo no mundo precisasse de uma operação, a grande opinião a ser ouvida seria do Dr. Jamel.

Pros sequelados que não captam sutilezas de um texto rombudo como o meu o lance do piloto bebado é hard case, nada a ver com meu médico.

Voltando ao hotline: perguntas sobre dor no pós-operatório, normais. sobre consultas e exames:nso primeiros 6 meses todo mes, depois a saber, mas normalmente espaçam progressivamente. Sobre os demais profissionais envolvidos: Nutricionista, Clínico e Psicólogo. As churumelas monetárias de sempre, que é duro, o plano de saúde é da empresa. Lá pelas tantas do outro lado veio a confissão de q fuma-se 3 maços de filtro amarelo flip-box. pedi meu boné e comecei a retirada da conversa.

Enfim, acho interessante vc se cercar de conhecimento, pesquisar afinal isso é o q nos afasta dos macacos de puro instinto: o conhecimento. Mas qdo a nóia te engessa ela te atrapalha. O drive tem de ser de vida, de seguir adiante. Definido o q se quer, queime-se a etapa e não volte a ela. Acho q este papinho ajuda a procastinação, e procastinar é uma atitude obesa.

Ah sim, e vc pode perguntar pro seu médico qtas pessoas ja morreram com ele. E sinceramente, preocupante é qdo ele está abaixo da casuística numa técnica de 2 a 5% de morbidade, a coisa ta amadurecendo e vc pode ser o sorteado. Eu poderia.

Ah sim, o hotline ta suspenso, nào tenho vocação de Irmã Paula.

Grande Murruga, sem perguntar mais voltei a aprender com vc. Obrigado!

Um comentário:

*Suzaninha* disse...

Irmã Paula ninguem pode ser na vida de ninguem...

E gente idiota c perguntas imbecis sempre tem em qq lugar em qq situação...vai por mim.

Cabe a gente filtrar a quem se deve dizer algum tipo de informação...ainda mais qdo se trata sobre algo q lhe é pessoal.

Siga o seu caminho e filtrar , abstrair é a solução p seres em "involução".

bjks

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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