segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Fatalismos


Tem um ditado gringo que define as grandes certezas da vida: Death and Taxes, Morte e Impostos. Acho que o segundo ainda dá pra burlar, a morte apesar do butox não rola de enganar. Todo mundo morre. O que dá pra negociar é prazo e talvez algum conforto.

Morrer com mais de 200 Kg é morrer sem herdeiros e amigos para carregarem o caixão, sim, pq com exceção de body builders não há muque que leve um caixão de 200 Kg. Num esquife com 6 alças, dá mais de 33 Kg por alça. Nem adianta pensar em cremação, pq gordo explode.

Bem, se terminar é estímulo. Enfermidades e hiatos também são. Imagina um gordo com a coluna pinçada. A menos que se descole um carvalhão ele vai ficar esquecido no chão de sua casa. Enfim, estas são as fatalidades que ajudam. Quais são as que não servem pra nada? Todas aquelas baseadas nas crendices de quem já operou.

Sempre vai ter gente pra te dar conselhos, um a cada dez deveriam ser ouvidos, um em cada cinquenta seguidos. Tem que ter cuidado por estar emagrecendo demais ou de menos, vc deve comer, mas não isso ou aquilo. Suplementos? sim, mas este não! Qto tempo de operado? Vc tá bem, hein? Cuidado com a hérnia! Vc tem que comer isso ou aquilo. Esqueça tudo isso.

Ouça apenas a quem vc paga consultas! Pq? Simples, ele é o guia da via. Em uma montanha todos os caminhos te levam ao topo, mas o caminho que interessa é aquele que vc faz. A equipe médica é a responsável pelo traslado do chão ao topo e neste momento, não é momento de questionar métodos, até pq se algo não for bem existir deve parametros a serem discutidos no tratamento. Se vc não faz o q o medico manda, como saber o q vai mal?

O gde obeso, o avarento, o dependente químico tem a compulsão como intersecção. senão vejamos os 4 primeiros dos 12 passos do AA (os parenteses são meus):

PRIMEIRO PASSO:
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool (COMIDA, DINHEIRO, CONSUMO, SEXO...) - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
SEGUNDO PASSO:
Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade. (Esse poder superior pode ser um ex-obeso de sucesso, se há casuística de sucesso é possível)
TERCEIRO PASSO:
Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. (esse deus pode ser Buda, ou o Deus de Spinoza, ou mesmo a equipe médica, a técnica em si...)
QUARTO PASSO:
Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.(Esse é o mais duro!)

Existem mais 8 passos, no link acima é facil continuar uma reflexão que traga luz nesta comparação. O método funciona, mas não pode ser usado plenamente no caso de um obeso mórbido, já que a primeira garfada é inevitável, comida é essencial. Comer o essencial é a chave deste sucesso. Complicado? Sim, não teria como ser fácil não. A operaçào ajuda nesta guerra por um novo comportamento diante das refeições.

Contra lendas e crendices, conhecimento e poder de correlacionar problemas e soluções. Atenção aos detalhes é importante. Pensar e refletir necessidades básicas.


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OS DOZE PASSOS - Forma Integral: consultar o Livro: "OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES" Disponível na JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil. Avenida Senador Queiroz, 101 2 andar cj 205 Caixa Postal 580 - CEP 01060-970 S‹o Paulo/SP - Brasil

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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