sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Retorno


Ninguém dorme com um peso normal e acorda no dia seguinte com 40, 50 Kg a mais.

Esse meio tempo tem um tempo largo no meio, sempre insuficiente para o alarme soar.

Por outro lado tem gente com alarme soando o tempo todo, com medo de engordar ate por excessos respiratórios. Acho q o gordo operado pode mudar do relaxamento a paranóia extrema. Ou seja continuar doente. Sim, doente, compulsivo e extremista.

O jeito que eu vejo para administrar este comportamento é mudar o sistema operacional, para algo realmente multi tarefa. Diluir a compulsividade em outras atividades, de preferencia coisas que diversifiquem e agreguem valor a uma vida mais plena. Leituras, exercícios, resgate e estabelecimento de amizade, crescimento pessoal, espiritual e econômico, aprender as novas regras de ortografia, sei lá.

Sair de casa,de dentro da própria cabeça, começar coisas novas, aprender outro idioma. Contemplar um por do sol. Beber um suco diferente. Experimentar outras posições no próprio mundo. Experimentar novos sabores. Com cuidado, mas sem pavores ou preconceitos

É difícil, as vezes entre o desconforto e o medo. A euforia e o desbunde. Tem que manter uma sobriedade, sem deslumbramentos.

Manter a cabeça no lugar, sabendo que uma coisa feita para o próprio umbigo é importante, apenas para si próprio, sem gdes pompas ou motivo de orgulho. Nada que interessa a auto-estima muda o mundo. Mante-la no azul é pessoal e intransferível.

Nào é uma coisa simples, exige atenção a detalhes e movimentos bruscos. Algo como investigar diferentes sabores de água mineral e cores impressionistas. Quer moleza morde sopa.

Equilíbrio em fio de navalha. Cabeça raspada e atenção.

3 comentários:

bhanle disse...

Falou tudo meu amigo!!
Equilibrio é a palavra chave!

Tulio Bambino disse...

Equilíbrio é complexo e multiplamente conexo....

Anaquim disse...

Mudar o sistema operacional é realmente difícil para qq um..

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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