Ontem fui num programa de TV sobre barriga. Programa jovem, com interatividade via Internet, uma bela apresentadora com um rapper e seu DJ fazendo o meio de campo. Na bancada, além de mim, uma produtora de moda, uma nutricionista e um cirurgião plástico. A conversa obviamente girou em torno de nutrição e cirurgia plástica. A barriga definitivamente virou uma causa estética. A pança agride a vista, atrapalha no amor, dá uma imagem ruim no trabalho. Estraga o fim de semana na praia. Ela é resultado de excessos calóricos, pouca atividade física, desmazelo. Ela é ápice de uma espiral crescente de auto estima decrescente.
O programa seguiu em termos de ação positiva, alto astral e simpatia com flavorizantes, acidulantes e sabor artificial de laranja. O lance da barriga vai muito além da estética, mas em uma hora guiada pelo senso comum o apelo é para o visual e a prevenção.
Felizmente, a interlocução foi comedida e muito correta. Há muita respoansabilidade de profissionais médicos em comentar e orientar problemas de saúde na mãe da comunicação de massas. E a barriga, assim como o umbigo é pessoal e intransferível, cada caso é um caso e deve ser estudada por quem sabe, individualmente.
Contudo barriga de baleia continua sendo uma questão de aritmética básica, um balanço de calorias ingeridas e gastas, no final do dia a pança é superavit de ingesta, a costela déficit. Nào tem mágica o dual exercícios e dieta equilibrada sào necessários, pena não serem suficientes para casos severos, em desequilibrados como eu a cabeça entra quebrando a linearidade desta equação e por consequencia, implicando em soluçoes mais complexas q apenas este dual.
Para a baleia com questões para além da barriga, um novo modelo de vida é o caminho.
2 comentários:
Olá Túlio, boa tarde...
é verdade, a estética foi a abordagem principal o que tornou a entrevista um tanto quanto superficial, infelizmente!
O pouco tempo de programa e a linguagem extremamente direcionada aos jovens talvez tenha sido o motivo de não aprofundarem o assunto e deixarem de abordar os quesitos emocional e doença.
Para compensar, a apresentadora além de inteligente é sempre muito agradável e simpática e vc se saiu muito bem em suas colocações,parabéns!
Ola,estou muito feliz pelo novo Túlio,acho que as dificuldades são nada em relação aos beneficios desta cirurgia bjs
Postar um comentário