sexta-feira, fevereiro 13, 2009

A Barriga e a Baleia


Ontem fui num programa de TV sobre barriga. Programa jovem, com interatividade via Internet, uma bela apresentadora com um rapper e seu DJ fazendo o meio de campo. Na bancada, além de mim, uma produtora de moda, uma nutricionista e um cirurgião plástico. A conversa obviamente girou em torno de nutrição e cirurgia plástica. A barriga definitivamente virou uma causa estética. A pança agride a vista, atrapalha no amor, dá uma imagem ruim no trabalho. Estraga o fim de semana na praia. Ela é resultado de excessos calóricos, pouca atividade física, desmazelo. Ela é ápice de uma espiral crescente de auto estima decrescente.

O programa seguiu em termos de ação positiva, alto astral e simpatia com flavorizantes, acidulantes e sabor artificial de laranja. O lance da barriga vai muito além da estética, mas em uma hora guiada pelo senso comum o apelo é para o visual e a prevenção.

Felizmente, a interlocução foi comedida e muito correta. Há muita respoansabilidade de profissionais médicos em comentar e orientar problemas de saúde na mãe da comunicação de massas. E a barriga, assim como o umbigo é pessoal e intransferível, cada caso é um caso e deve ser estudada por quem sabe, individualmente.

Contudo barriga de baleia continua sendo uma questão de aritmética básica, um balanço de calorias ingeridas e gastas, no final do dia a pança é superavit de ingesta, a costela déficit. Nào tem mágica o dual exercícios e dieta equilibrada sào necessários, pena não serem suficientes para casos severos, em desequilibrados como eu a cabeça entra quebrando a linearidade desta equação e por consequencia, implicando em soluçoes mais complexas q apenas este dual.

Para a baleia com questões para além da barriga, um novo modelo de vida é o caminho.

2 comentários:

Lili disse...

Olá Túlio, boa tarde...

é verdade, a estética foi a abordagem principal o que tornou a entrevista um tanto quanto superficial, infelizmente!
O pouco tempo de programa e a linguagem extremamente direcionada aos jovens talvez tenha sido o motivo de não aprofundarem o assunto e deixarem de abordar os quesitos emocional e doença.
Para compensar, a apresentadora além de inteligente é sempre muito agradável e simpática e vc se saiu muito bem em suas colocações,parabéns!

Anônimo disse...

Ola,estou muito feliz pelo novo Túlio,acho que as dificuldades são nada em relação aos beneficios desta cirurgia bjs

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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