Tem um comercial de mortadela que mostra o amanhecer de uma família, paizão mandando um sanduba, uma mãe gostosa suspirando em volta do maridão q só tem olhos pro acepipe. A casa pega fogo e todos estão ligados no sanduba, ate o momento q termina o objeto de comilança. Aí todos se ligam nas chamas ao redor, inclusive o bombeiro q já estava ali há algum tempo desejando uma 20 do sanduíche.
Esse é o Graal da industria alimentícia: uma comida que seja barata para produzir e escravizante para aqueles que a engula, fazendo que estas criaturas prefiram perecer no fogo a parar de come-la. O embutido é gde candidato a este posto. Cheio de flavorizantes, acidulantes, conservantes e outras tantas artimanhas da engenharia de alimentos é um simulacro de iguaria. Para muitos o alimento é viciante, é fácil escutar mães dizendo que seu filho só come isso ou aquilo, algumas comidas são drogas traficadas livremente por doces Senhoras e outros administradores do lar.
Açúcares, arroz parboilizado, farinhas e conservas: são igualmente tratados para dar um prazer barato as papilas gustativas. Somos enganados por uma engenharia alimentícia top de linha. Com o argumento de alimentar milhões, a química dos alimentos é cada vez mais afinada com demandas de prazer e produção. Como fugir disso?
Acho q a primeira coisa é assumir que um lanche é "coisa do Demo" mesmo. Hamburguer, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes são viciantes mesmo. Mas ao contrário da primeira garfada eu não preciso disso pra viver, posso passar sem isso tranquilamente. Só não posso voltar a comer. Pizzas e coisas de padaria também. Tào fora do meu cardápio. E tenho dito...
Tá com fome come fruta. Tá com sede beba da água ou suco. Refeição não é lanche.
2 comentários:
Este comercial que vc citou é foda!
Sempre me deu água na boca!
Concordo com o que vc escreveu!
Amanhã to de olho no blog ......
Nossa, fantásticas as suas colocações!!!!
Lembrando: tudo o que leva Gordura trans é altamente viciante (segundo diz minha nutricionista). É por isso que temos tanta dificuldade de nos livrar dessas pragas de biscoitos recheados, bombons, e demais alimentos industrializados.
Viva as suas receitinhas, que são extremamente naturais!
Postar um comentário