quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O simulacro e o sonho


Tem um comercial de mortadela que mostra o amanhecer de uma família, paizão mandando um sanduba, uma mãe gostosa suspirando em volta do maridão q só tem olhos pro acepipe. A casa pega fogo e todos estão ligados no sanduba, ate o momento q termina o objeto de comilança. Aí todos se ligam nas chamas ao redor, inclusive o bombeiro q já estava ali há algum tempo desejando uma 20 do sanduíche.

Esse é o Graal da industria alimentícia: uma comida que seja barata para produzir e escravizante para aqueles que a engula, fazendo que estas criaturas prefiram perecer no fogo a parar de come-la. O embutido é gde candidato a este posto. Cheio de flavorizantes, acidulantes, conservantes e outras tantas artimanhas da engenharia de alimentos é um simulacro de iguaria. Para muitos o alimento é viciante, é fácil escutar mães dizendo que seu filho só come isso ou aquilo, algumas comidas são drogas traficadas livremente por doces Senhoras e outros administradores do lar.

Açúcares, arroz parboilizado, farinhas e conservas: são igualmente tratados para dar um prazer barato as papilas gustativas. Somos enganados por uma engenharia alimentícia top de linha. Com o argumento de alimentar milhões, a química dos alimentos é cada vez mais afinada com demandas de prazer e produção. Como fugir disso?

Acho q a primeira coisa é assumir que um lanche é "coisa do Demo" mesmo. Hamburguer, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes são viciantes mesmo. Mas ao contrário da primeira garfada eu não preciso disso pra viver, posso passar sem isso tranquilamente. Só não posso voltar a comer. Pizzas e coisas de padaria também. Tào fora do meu cardápio. E tenho dito...

Tá com fome come fruta. Tá com sede beba da água ou suco. Refeição não é lanche.

2 comentários:

alexandregbraga disse...

Este comercial que vc citou é foda!
Sempre me deu água na boca!
Concordo com o que vc escreveu!
Amanhã to de olho no blog ......

vanmed30@yahoo.com.br disse...

Nossa, fantásticas as suas colocações!!!!
Lembrando: tudo o que leva Gordura trans é altamente viciante (segundo diz minha nutricionista). É por isso que temos tanta dificuldade de nos livrar dessas pragas de biscoitos recheados, bombons, e demais alimentos industrializados.
Viva as suas receitinhas, que são extremamente naturais!

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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