sábado, janeiro 31, 2009

Memórias Desconjuntadas


Ando pensando muito em mim, as vezes isso até me envergonha. Todavia, bater a poeira faz parte, no geral sempre fui pouco atento as minhas grandes questões. Ser grande sempre foi uma delas. Grande demais, fora de escala. Agora, dei minha cartada final, desisti de remédios e fórmulas, estava pesado demais pra aliar exercícios moderados a um plano alimentar para redução de peso. No lugar disso estirpei o estomago e parte do intestino. Radical? Sim, numa situação desesperadora, haja desesperadoramente. Estou quarentão, na melhor das hipóteses na metade da vida. Não iria conseguir chegar aos cinquenta na toada que estava.

Eu tenho pais gordos, minha mãe me colocou no judô preocupada com isso na minha primeira infância. Depois ela saiu de cena e por volta de 8 anos de idade eu era um garotinho megaobeso. Fiz meu primeiro acompanhamento médico a partir daí. Desde então eu escuto q exercícios e dietas deveriam fazer parte da minha vida para sempre. Vaticinado eu fui, e sempre alternei momentos de alinhamento e ortogonalidade a estes conselhos. Nunca leve, tenho mais de 100 Kg desde o fim da adolescência. Sempre gostei de lutas, a melhor de todas eu descobri com 20 e poucos anos, o Jiu-Jitsu. Ela é a amante completa, plenamente exigente de corpo e mente, mas revigorante e alimentadora de sua auto confiança. Se eu tivesse me mantido em seus braços fielmente, não teria chegado aonde cheguei. Ela exige oxigenio, força, rapidez de pensamento e motricidade afiada. Além disso o círculo de amizades é muito importante. Enfim, a receita básica de exercícios e dieta sempre foram claros na minha cabeça, mas nem sempre correlacionaram-se durante a minha vida. Eu poderia dizer que com exercícios apenas vc consegue manter um patamar de peso, mas apenas dieta não salva ninguém. (continua....)

--------------------------------------------

Estou começando a entrar nos alimentos comuns, como pouco, muito pouco mesmo. sei que devo aliar exercícios sérios a minha rotina, estou incorporando isso. Meados de fevereiro tenho outro encontro com meu médico e quero ver o que consigo detonar até lá. Suar é preciso.

Tenho usado alimentos integrais e descobri mais um probleminha, eles estragam facilmente, mesmo na geladeira o arroz integral vira cerveja rapidamente. Tenho cozinhado em panelas pequenas, mas como duas, tres colheres de sopa de arroz por dia... vou pensar seriamente em um buffet natureba daqui por diante.

4 comentários:

Juh Sarah disse...

É isso mesmo! A dieta e os exercícios, para algumas pessoas, servem SOMENTE para fazer-lhes não aumentar de peso. Infelizmente, pouca gente entende isso, e prefere achar que todo gordo é preguiçoso e relaxado. Ah, sem contar que dizem que gordo não tem força de vontade. Mas se força de vontade contasse, ninguém seria gordo. Porque o que o gordo mais tem na vida, é vontade de emagrecer...rsrss

monique disse...

Já pensou em congelar pequenas proções do arroz integral? Faço sempre isso, não altera o sabor, só não pode demorar a consumir!

Tânia de Matos Santos disse...

legais os seus relatos, túlio, de maneira inteligente sem soar pedante, bem bom! boa sorte e muita energia postiva emano daqui, viu? :)

será que cê lembra de mim, da faculdade? estudei cinema também na estácio. acho que cheguei a ver uns filmes seus no antigo bar do rafa, será, haha, não tenho certeza?

de qualquer forma, força pra seguir adiante, a todos nós. :-D

besobeso!

Tulio Bambino disse...

Tai uma coisa obesa que é lida besoboeso....double kiss!

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.


Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Powered By Blogger

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente