sexta-feira, janeiro 23, 2009

Cerimoniais e Protocolos



Eu moro sozinho. Tenho vantagens e desvantagens comuns a esta condição. Com relação aos bons hábitos alimentares esta balança é claramente desequilibrada.

Eu fazia minhas compras com fome de coisas gordas e gostosas. Bifes, carnes, temperos prontos, macarrão, refrigerantes, pães, embutidos, refrigerantes LIGHT e biscoitos. Eram a base das compras.

Além disso, eu preparava tudo sem cerimonia nenhuma, uma bandeja de Fraldinha de 1Kg era um bifinho, com arroz e molho de tomate com queijo. Aos domingos, comesse onde comesse, em algum momento um franguinho de padaria era fagocitado. Em media eram 2 pets de refri light por dia. E como todo glutão, estava sempre olhando a panela e não o prato feito.

Coisas de padaria eram as preliminares, aos domingos sempre rolava salgadinhos de festa: Risolis, Coxinhas e outros bolinhos, nunca menos de 200g. Qquer coisa sem luz do sol era lanche, normalmente 4 sanduiches com queijo, presunto e maionese. Nunca fui muito de doce, mas sorvete era premio. Potiho de 2 Litros é claro.
Estranhamente, também gosto de comida natural, peixes, grãos, aveias, linhaças e sucos... lógico durante a semana...e sempre muito!

Agora a coisa mudou, to morando com um estomago novo, compromisso com meu Pai e amigos e prestando contas a uma equipe muito bacana. Como pouco, na hora, de camisa e bermuda.

Nunca fui de beber sem usar um copo ou caneca.

Um comentário:

Marcello disse...

A batalha é dura, mas que resultado!!
Parabéns, meu camarada!

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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