segunda-feira, janeiro 12, 2009

Irreversibilidade


Fenômenos Irreversíveis ao contrário do que o senso comum faça crer, são os mais comuns na Natureza, por conseguinte em nossas vidas. Depois que o caldo entorna ele não volta para a jarra.
Ontem fui a um antigo templo, uma Churrascaria Rodízio. Festa de Aniversário de uma grande amiga. Uma churascaria popular zona Norte, repaginada, balcão de frios e saladas, mas no fundo com o velho intuito de vender carne assada na brasa. Cheiros bons. Junto com o fracasso da minha sopa (beterraba, cenoura e espinafre processados na centrifuga juntamente com uma batata cozida. Ficou péssimo) Tomei minha porção antes de chegar ba celebração, não estava feliz e a vontade de comer aflorou.
Chguei no lugar e os rapa pés de sempre, entrega de presentes, beijinhos e apresentações para o anonimato. Como a mesa era grande, lugar vago só bem adiante, o chão incerto se destaca. Daria pra ensaiar um walking on the moon do velho MJ. A minha volta um exército de garçons servindo carne no espeto. Com lotação esgotada, entre sorrisos e garfadas o domingo foi passando. Eu bebi uma garrafinha dágua, fiz minha social e paguei 3 reais por isso.

É sem volta e necessária uma nova postura diante da comida, não preciso de sopas intragáveis, nem tampouco de carnes espetadas comidas em fenomeno de coerência de mordidas.

É isso aí, bom dia e bola pra frente.

Um comentário:

Jussara Oliveira disse...

Eu sempre me dei muito mal em rodízios. Nunca comi o suficiente para valer o dinheiro investido. Nunca achei graça em comer o tempo todo, sem parar, sentir-se estufar, sem ar quase, de tanta comida. Sempre gostei de beliscar e agora operada, ir a uma churrascaria, levando minhas goiabinhas na bolsa, juntamente com uma simpática banana e um club social, me parece bem legalzinho.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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