terça-feira, março 03, 2009

Obesidades



Há um ano atrás eu já tinha consciência de ter de operar, mas como estava muito pesado meu médico tinha muitas restrições qto ao procedimento naquele momento. Eu entrei numa ciclóide crescente de peso, a compulsão como válvula de escape é selvagem e indomável. Procurei ajuda com a endocrinologia e mesmo com sibutramina na mente a fome era monstruosa.

Eu sabia da minha condição, meus exames de sangue apresentavam taxas no limte da normalidade, mas com algumas armadilhas já prontas. Uma delas é o balanço glicose/ insulina. A glicose baixa e a insulina no máximo, supra-renais no limte. Diabetes batendo a porta. Além disso, sudorese e artropatias em joelhos e tornozelos. No entanto, aquilo que mais me incomodava era um efeito Matrix as avessas. Pesado e lento as vezes o mundo parece acelerado a minha volta, juntando isso a dor em joelhos e tornozelos parecia as vezes que eu estava congelando num mundo em evolução.

Apesar disso tudo, acho o nome obesidade mórbida bizarro. Que cazzo é esse? Um gordo expressionista, vestido de preto, com olheiras sob a direção de Murnau num clipe do type O negative? Morbidades e co-Morbidades são as doenças associadas ao estado rotundo de ser. Coração e encanamentos trabalham no limite, muito pesado um gordo fica com a perna boba formiguenta barreando ou assisitindo aulas.

Além disso, pintam uns sonos de intensidade infinita em diferentes horários, as vezes totalmente impróprios. Café com coca-cola amenizam, mas dirigindo em estrada o melhor era parar e molhar o rosto.

Por outro lado, eu sempre mantive (e mantenho) o alto astral, tento reclamar pouco ate mesmo pros profissionais q cuidam da minha saúde, minha auto-estima nunca zerou e trabalho minhas valencias para que isso nunca ocorra.

O estado de morbidez e melancolia nunca me encantaram, até flertei com eles, mas jamais vivi um romance com estas qualidades.

Agora estou caminhando sem dores, equalizado no mundo em termos de velocidade e no caminho de volta a um estado de qualidade de vida superior. Não há tempo para lamentações e para quem se lamenta. Nào há saudades de comidas e as perpectivas de novos alimentos e preparos me estimulam. Além disso, distribuir vontades e desejos para além da mesa é mandatório. Estou escrevendo e trabalhando em projetos pessoais, reativando amizades do passado e na busca de novos horizontes. Um livro, uma boa música, um filme, uma caminhada, roupas antigas voltando a entrar. Um novo caminho de volta pra casa.

Existe muita vida a ser vivida e este papo de tudo por um sanduba não me seduz. Voltar ao normal é o caramba, eu quero mais é descobrir coisas novas.

A operação é um meio,não um fim. Ela foi uma centelha para inverter o eixo da ciclóide que eu estava vivendo, agora é manter as coisas assim a todo custo, seguindo numa crescente de qualidade de vida, sabendo que não faltam obstáculos e dificuldades neste caminho.

Um brinde com água muito gelada!

PS: Aniversário de ídolo - Parabéns Zico!

Nenhum comentário:

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.


Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Powered By Blogger

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente