domingo, março 08, 2009

Mulher


Hj é dia internacional da Mulher. Acho que essa data é coisa multiculturalista recente. Há que celebrar diferenças e minorias, desde que a utopia se dissolveu no final dos anos 80.

Minha mãe morreu bem antes, meados dos anos 70. Com ela também se foi minha noção de família. Algumas tentativas de resgate desta noção aconteceram, mas sempre foram frustrações garantidas. Acho que o esteio da família é o lado feminino da parceria. Sempre.

Minha mãe ainda faz muita falta. Há um buraco gde em minha alma, uma incapacidade de ter fé em coisas distantes e espíritos benignos. Mulheres ensinam isso. Eu não tive orientações e os curativos nunca secaram de lá pra cá.

Minha avó paterna tbém foi importante na minha primeira década de vida, devo a ela o cara mais sensacional que eu conheço, a quem devo a vida e as noções de correção que tenho. Onde eu errei (e erro) tenham certeza, foi onde eu inventei (invento).

Sou árido e tosco por esta falta. Saudades infinitas de minha Mãe.

3 comentários:

Bruna disse...

Lindo post. Fiquei emocionada. Bjos

Anônimo disse...

Nossa tb achei lindo e amei o q escreveu.

E sempre achei q sua mãe lhe fez e faz mto falta.
Entretanto , nao vejo nenhuma aridez e tosquice nesse lindo, singelo, e perfeito post. Tive a certeza do coração q pulsa ainda dentro deste peito.

Sei q mãe é um ser único , incomparável , dotado de amor incondicional( quase divino) e insubstituível ,mas sei tb q seu pai e avó fizeram um bom trabalho na educação desse meninão q sempre enxerguei.

Espero q ele sempre exista dentro de ti, contudo nem todos merecem ter acesso a isso. É bom sempre vestir couraças contra invasores...a aridez e tosquices ajudam sempre nestas horas.

Bjks no seu coração , tulin( suzaninha)

Anaquim disse...

Túlio, lindo, lindo, lindo. As mães deviam ser eternas. Bjo e obrigada pelo texto.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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