segunda-feira, março 02, 2009

Comida como recompensa


Comida sempre está ligada a afetividade. Caixas de bombom em forma de coração limpam a barra com mães, namoradas, secretárias e até professoras. Quem ama carrega uma coxinha engordurada com uma latinha de refri, ou melhor, leva um croissant com capuccino pro lanche da tarde.

Fazer dieta é diminuir as possibilidades de expressào deste amor. Um amor fenotípico, cultural, de costumes sei lá, mas certamente um amor inventado mais pelo imaginário coletivo mesmo. É engraçado isso, todo mundo quer ser independente, mas se borra em abrir mào deste ou daquele veneno diário. Mulheres com seus doces e homens com suas cervejas e petiscos fritos. Todos temos muletas alimentares, o negócio é jogá-las fora e por o pé no chão, vai doer um pouco, podemos ate cair aqui e ali, mas tod mundo pode andar sem elas.

Acho engraçado qdo explico q nào como carnes de animais terrestres, coisas de padaria e liquidos com bolhas ou açucar. Até minha nutricionista se espantou e me perguntou Por quê? Ela que lida com dogmáticos q só comem arroz, feijào, bife com fritas e eu abri o hortifruti com o oceano e a loja de suplementos. Mesmo assim ui questionado pela minha opção.

Enfim, onde ser feliz com o que se come?

Um comentário:

vanmed30@yahoo.com.br disse...

Em primeiro lugar, quero dizer que a foto da orquídea está magnífica! Eu adoro!!!
Sempre queremos agradar a pessoa que gostamos ou estamos apaixonados com alguma coisa que deixe alguma marca importante.O paladar é um sentido que não nos permite esquecimento, por isso é algo tão maravilhoso presentearmos alguém com algo que ele(ela) goste de comer....sabemos que não nos esquecerá. Mas realmente vc tem razão: como lidar com isso se mudamos nossos padrões após a cirurgia?
Acho e vivo situações que me comprovam isso, que ainda posso ser presenteada com comidinhas deliciosas nada engordativas e muito saudáveis.Realmente qualquer situação acaba, como dizem por aí, em pizza....rsrsr. No nosso caso, de operados, pode acabar em sopinhas lights, um macarrãozinho, um suquinho......
Enfim, sabemos que é possível continuarmos tendo uma vida "normal", agradando e sendo agradados, mesmo que com alimentos, porém com coisas que não comprometam negativamente a nossa dieta. O mais importante nisso tudo é continuarmos vivendo apaixonadamente cada coisa boa da vida! Não precisamos nos esquivar de nada, estamos aqui para nos lançarmos mesmo e agora mais do que nunca!

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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