sexta-feira, março 13, 2009

Ainda sobre facilidades e a Tijuca


Um gde amigo me lembrou de outros cinemas de rua aqui da Tijuca. O Cooper na Cde de Bonfim, o Comodoro lá proximo a R. do Matoso, um na Galeria do Miguel Couto, do outro lado da Rua onde era a Mamute, tinha outro poeirex tbem. Estes estavam no circuito Off Saens Pena. Tinha um que eu não conheci q ficava onde hj é a CeA, a lenda é de que este foi o melhor de todos. Eu ficava entre os tres da Pça: Tijuca, Carioca e América. O Carioca eu achava o mais charmoso, virou Igreja, ainda da pra olhar marmores e a bela instalação.

Num gosto muito de explicar não, mas as vezes é bom. O lance de tirar os cinemas da rua é o fim das naturalidades. O ambiente do shopping é uma mentira, o cidadão ali dentro esta num estado alterado da mente, em um ambiente falsamente seguro, asséptico.

Na rua a gente anda mais, fica exposto a bactérias e ao sol. Fixa vitamina D, desenvolve anticorpos, faz os próprios caminhos. Não termos cinemas de rua é uma decadencia urbana, fruto de nossa incompetencia em votar e gerir a tal da coisa pública. Enfim uma merda geral. Quem acha que cinema é kinoplex vai pelo mesmo espírito do garotinho q acha q a vaca é quadradinha com label da tetrapack.

Vivemos numa época de consumo, de vendas e clientes. Cliente sempre tem razão e ai vem as pesquisas de mercado e uma pasteurização geral. Tudo tem q ser gostoso, agradável, politicamente correto. Os filmes por exemplo, tem de ir direto ao ponto, apresentar tudo de maneira didática, fazer muito barulho, pq sempre tem um imbecil pra falar durante a exibição. A introspecção, as sutilezas acabam sendo filtradas por conta disso. Sem falar na percepção de uma platéia cada vez mais rasa de saber espalhado e desconexo.

O dito circuito de arte tbem me enche o saco, uma meia duzia de leitores de orelha de livro q se acham intelectuais e te olham de banda fazendo carinha. Isso fica pra outro dia.

O mesmo acontece, com a alimentação. É premio, sistema de mérito, é status comer.

No fundo comida é antes de tudo lenha pra queimar, deveria ser ATP pra dar disposição para buscas de outros prazeres, não necessariamente imediatos.

É facil se render a preguiça, acumular este ATP em forma de banha e ai o papel da comida trunca e vira prazer em si. Temos medo de sair e sermos roubados, numa caminhada pela lagoa. Quem pode andar de bicicleta as 22h no Rio de Janeiro? Entre ser roubado ou atropelado a volta pra casa é uma loteria.

Dar uma caminhada nas madrugas é um ato de fé. Enfim, se as feras estão a solta, melhor pedir uma pizza e lorpar no sofá. Ou então se trancar num carro e ir e voltar prum shopping comer na gde gamela q é a tal pça de alimentação.

Enfim, velho e nostálgico lembro com saudades dos cinemas de rua, dos pipoqueiros e de caminhadas tranquilas pela cidade. To perdido mas me encontrando. Bola pra frente.

Algumas facilidades nos atrofiam, não sao beneficas. Algumas chegam mesmo a ser prejudiciais. Viver plenamente implica em superar dificuldades, encarar desafios. Nem todo atalho nos leva ao ponto desejado.

4 comentários:

Anaquim disse...

Tenho que confessar: o estado alterado que ficamos nos shoppings é meu vício. Mas estou me livrando!

vanmed30@yahoo.com.br disse...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO SR. TÚLIO BAMBINO!
Vc é magnífico!!!!!!!!!
Parabéns!
Seu inconsciente está à mil por hora, hein?!
Que comentário significativo.
Vc me fez repensar sobre a questão de vivermos numa redoma. Não há expontaneidade, bem como não há liberdade. Fica fácil compreendermos isso, já que não somos livres nem para levarmos nossas crianças numa pracinha para brincarem nos balanços e gangorras.

cristina disse...

Olha só Bambino, queria falar com voce sobre a minha sogra. Voce sabe que ela colocou o anel há + ou - 1 mês.
Então, ficamos sabendo que anda 'beliscando'. Bem que notamos que de 1 semana para cá ela não emagreceu. Está fazendo escondido, ou seja, comendo...
Bom, como falamos com ela? Eu acredito que com esporro ela vai andar para trás. Queria dar um incentivo, mas ela engana a gente, se faz de vítima... queria um conselho seu para que eu possa, na minha humilde situação, dar-lhe uma ânimo atômico porque ela come com os olhos, ainda né! Vlwww
Obs.: Olha, só: parei aqui na verdade porque vinha lendo o seu blog e...
sobre os 'Cines' da Tijuca: quero registrar que o cinema era o Bruni Tijuca, não na C&A, mas na galeria do Lab's Dor, atualmente.
Beijãooo e mais uma vez::
PARABÉNSSS!!!!!!

Tulio Bambino disse...

Sim o Bruni Tijuca era na galeria onde tinha a PIER no segundo andar, ao lado, onde fica a CeA existiu um cinema, q eu não conheci, mas sei q era o melhor da Pça Saens Pena.

Qto ao lance da sogra, eu num vejo jeito não. Gordo mente, acho q ou vc finge q acredita, ou mostra q sabe q é mentira. Tem jeito não.

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente