quarta-feira, setembro 23, 2009

Eu sou um boçal


Admito. Sou mesmo. E agora o que faço com essa conclusão?

Peço desculpas a quem ofendi, as batatadas q aprontei e aos erros q cometi. Mas e daí? Nunca matei ninguém, não cheguei com minhas extremices a machucar ninguem gravemente, na maioria das vezes a boçalidade machuca mesmo é o beócio q a carrega.

Ao mesmo tempo, há a certeza de q alguns erros senão foram inocentes, foram isentos de maldade, pois a boçalidade impede a atitude blasée. A sofisticação, o charme, a fleuma a carinha de enfado, felizmente não aparecem no portador deste atributo de autenticidade pré-histórica, a boçalidade.

Não que o boçal seja mais autentico q alguém de espírito mais evoluído, contudo ele é de mais fácil leitura, pode até por conta de um esforço de civilidade, segurar a onda, mas nunca além da página vinte, quem se der ao trabalho lerá rapidamente suas emoções. Boçais não são bons jogadores de poker.

A boçalidade não implica em falta de inteligência, mas demanda uma composição maior, um aceite destes defeitos, q uma vez reconhecidos e incorporados no repertório, passam a ser não um defeito, mas sim uma impureza, um dopping, uma propriedade q bem trabalhada pode libertar.

Agora tenho trabalhado minha boçalidade para incorpora-la no meu sistema de vida de obesidade em controle. Na esperança q os amigos e pessoas próximas compreendam o esforço q é manter sob controle, dietas, exercícios e esta boçalidade pura vindas de gerações da Calábria e dos Lençóis Maranhenses.

5 comentários:

Glória Britho disse...

Numa breve reflexão sobre o seu post, decidi pesquisar um pouco sobre esse adjetivo auto-imposto. Descobri o seguinte:

Significado de boçal

adj. Ignorante, estúpido, rude, grosseiro.
— Adj. e s.m. Bras. Dizia-se do escravo recém-chegado da África.

Definição de boçal
Classe gramatical de boçal: Substantivo masculino e Adjetivo
Separação das sílabas de boçal: bo-çal

Possui 5 letras
Possui as vogais: a o
Possui as consoantes: b c l
Boçal escrita ao contrário: laçob
Na numerologia boçal é o número 6
Antônimos de boçal - fino e polido

Rimas com boçal
literal
roseiral
causal
nacional
cristal
vernal
moral
dedal
pombal
manual
rabaçal
pinheiral
pastoral
fatal
inicial

Anagramas de boçal
balço

Não tive a oportunidade de conversar com você, mas, pela qualidade do seu texto e a proposta desse blog, penso que deveria explorar também as rimas acima detalhadas.

Enfim, um espaço respeitável para conversas inteligentes, que possam agregar informações relevantes para nós, que enfrentamos o desafio da gastroplastia. Ainda bem que encontrei o blog da Juh, igualmente tão legal e, através dele, conheci o seu.

Também escrevo um pouquinho, mas não sobre gastroplastia e sim sobre vida. Você já está adicionado ao meu blog. Se quiser aparecer no meu, anote: gloriabritho.blogspot.com

Vi um anúncio de "Dieta dos 3 Copos" na sua página. Recebi um e-mail deles e fiquei assim, meio cabreira. Afinal, marketing é marketing. Você tem maiores informações sobre isso?

Um abraço e até.

PS: Ser boçal pode ser muito interessante ...

Tulio Bambino disse...

Eu sou boçal, fã do Sganzerla e não gosto de rimas.

Obrigado pela leitura e comentários no meu blog.

Qto a dieta tbém não sei nada sobre, é um gadget de site, só pra dar uma dinamica no look do meu blog. Acho q deve ser embromação.

Glória Britho disse...

Valeu pela rapidez. Estou por conta desse PC hoje o dia inteiro, finalizando um trabalho e, nos intervalos, descobrindo coisas novas. Sganzerla? Era genial. Na verdade, está bem vivo na sua obra. Transgressores serão bem-vindos! Sou aquariana. Agora diz ai, vai, NÃO ACREDITO EM ASTROLOGIA! rsrsrsrsrsr

Também achei que a história dos 3 copos era embromação

Abraços

Flavio Moutinho disse...

Tulio,
quem me apresentou seu blog foi o Pedro Henrique Rausch, que me disse ter te conhecido na faculdade fe Física da UFRJ. Ele estudou comigo no colégio, fizemos vestibular juntos, eu na Barra, ele no Humaitá. Estou devorando (desculpe o verbo mal escolhido...) os textos, de ontem para hoje já estou em fevereiro.
Sou endocrinologista, faço parte de uma equipe de cirurgia bariátrica (Dr. Aloan Junior), e acompanho muita gente no pré-operatório e menos do que eu gostaria no pós-operatório. Queria que todos tivessem esse seu espírito de mudança de paradigmas. Infelizmente não são a maioria... Parabéns pela queima do toicinho, parabéns também pelo blog, pelo bom humor e pelo relato ímpar de um pós-operatório tão detalhado.
Pode ter certeza que eu recomendar a leitura das suas venturas e desventuras como dever de casa para os baconzitos de plantão. E, se você me permitir, imprimir alguns posts especialmente geniais para levar ao hospital, claro, com o devido crédito.

Abraço, e sucesso!

Ah, e sem dúvida nenhuma essa tal Dieta dos Três Copos é engodo. Afinal, qualquer coisa com disciplina de dieta e exercícios emagrece - difícil mesmo é ter essa disciplina, e esse é o seu maior mérito.

Tulio Bambino disse...

Poxa, eu não quero ser chato, mas num acredito em astrologia não, acho linda a deinição de Astronomia, filha sã de mãe louca. Contudo adoro Joseph Campbell e sua organização eem torno de mitos. Logo, acho interessante algumas histórias de horóscopos.

Dr. Flávio, muito me alegra saber q o Sr. gostou do Blog. Eu coloquei balão no hospital do Dr. Aloan, com o Dr. Rodrigo da Endo.

Desde já agradeço qquer indicação q o Sr. faça do meu blog. Como digo, isso aqui é meio catártico, preocupado mesmo com meu umbigo, se puder ajudar outras pessoas fico feliz, mas tá longe de ser uma preocupação.

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.


Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Powered By Blogger

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente