quarta-feira, setembro 23, 2009

Eu sou Gordão, Comilão e Preguiçoso

Eu sou um boçal comendo e dormindo. Gosto de comer e de dormir. Nada me tira o apetite, nem tenho problemas com o sono. Pra acordar na hora precisa, geralmente uso 2 despertadores. O sono é pesado e vem fácil.


Além disso, gordo comilão é pleonasmo. Podem vir contar a história q seja, mas todo gordo come com sobras de campanha. Gordos gostam de pele frita e gordas de coisas doces grudentas. Ambos mentem nos médicos com papo de não saber pq engordam, apesar de comerem tão pouco, a dietinha de 12 mil calorias do Phelps aplicada ao sedentário de cidade gde é o resultado do acúmulo de bacon subcutaneo.

Eu sou um gordão comilão "in the zone", to motivado, feliz com não sei o q, tenho caminhado e feito minha dieta corretamente. No entanto eu sempre serei uma baleia. O mundo não me deixa esquecer disto. Por mais q não queira, ando pela rua e os cheiros me chamam com intimidade, reconheço todos. Quase um ano sem frango de padaria e meu nariz de perdigueiro me faz salivar a 300m de qquer padaria dotada de tv de cachorro. No supermercado sei qdo saiu pão fresco, na rua churrasquinho e o cheiro de banha frita me chamam. Na casa do meu Pai tem uma bomboniere, sempre cheia de bombons, balas e chocolates variados, as vezes doces toscos de abobora ou coco. Ja roubei em vidas passadas desta bomboniere, ela hj me ameaça. Tenho conseguido fugir.



Lojas Americanas e Camelos, vendem guloseimas e tranqueiras. As vezes me sinto ate tonto com tantos chocolates. No onibus o maldito q poderia estar roubando ou matando, esta ali, me oferecendo 3 coisas doces por um real. Nos sinais ele reaparece vendendo balas 7 belo ou sacos de amendoim. Total miséria. Tenho atravessado todos os dias esses obstáculos, com bala halls light ou barrinhas de cereais. Assumo, não é fácil. Mas o emagrecimento rápido serve pra gente não dizer q esqueceu a quantidade de melancias extras q carregava.

Hj eu tenho certo o desafio de estar com menos de 98Kg este ano, ate março meu peso final, que interessa a mim, e depois o q vai ser o mais dificil, me manter magro com espirito de baleia.



As vezes acho legal as pessoas perguntarem se estou caminhando e de dieta, mas as vezes acho um saco tbem. Bate a impressão de estacionamento, afinal se eu não aparento estar mais magro é pq estou engordando, sim é esta a leitura imediata. Qdo me oferecem o q comer, depois de um dia driblando o tráfico de guloseimas no oficial e no paralelo, eu me irrito mesmo.

Eu sempre vou ser comilão e preguiçoso, é duro encarar esta realidade, mas estas coisas me definem, posso portanto, contar apenas com a minha vontade de domar estes instintos básicos e alguma ajuda externa. Qquer q seja ela. E aquilo q não ajuda atrapalha. E o q atrapalha, imagine. Atrapalha!

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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