quarta-feira, setembro 16, 2009

Tártaro, vícios e mais pecados



Continuando o balanço de coisas horríveis q fiz e q vou inventar adiante, olho pra trás e lembro do açucar e da batata inglesa.

Toda dieta q se preza proíbe açucar e batata, o primeiro sempre neguei ser dependente, assim como o segundo neguei retirar do cardápio. Tive um médico q uma vez me disse q se eu comesse comedidamente, sem misturar batata, com arroz ou macarrão estaria bem. Mas tudo era mentira. Misturava sempre e comia açucar em diversas formas. Resultado? Banha!




Reconheço minha fraqueza diante destes alimentos, e acho q a unica solução para mim foi o banimento da tal batata e a quase extinção do açucar do meu cardápio. Vou dizer q era uma tremenda imbecilidade esses dogmas alimentares. É facil ver q todos o temos, os com excesso de bacon mais ainda. Sem isso não vivo, sem aquilo não dá e por aí planos alimentares e dietas se vão. Eu tenho conseguido levar a vida sem a tríade do mal e tenho levado, um dia de cada vez, cada vez com menos desejo e necessidade.

Hj fui ao dentista novamente, limpeza de tártaro subgengival, infernalmente o doloroso. Eu estava sem ir a dentista desde de 2005, pesadão na fase de pouco cuidado comigo mesmo, este ano to batendo o tapete e dando uma geral. Até perfume tenho usado. É facil se esculhambar, ninguem nos sabota melhor q nós mesmos.




To lendo coisas obrigatórias q ficaram para trás tbém. São eternas as necessidades de pavimentação de estradas passadas e das que estão por vir. As vezes é preciso abrir picadas para continuar a vida, mas sempre é bom ter no farnel a companhia de um bom autor. Quero ler Jacques Aumont.

2 comentários:

Claudia disse...

algumas vezes faço um mantra. "vou viver sem coca-cola"

Tulio Bambino disse...

Talvez fosse melhor um mantra mais enfático, que tal: EU VIVO SEM LÍQUIDOS COM BOLHAS, COISAS DE PADARIA e CARNE DE BICHO QUE ANDA? To conseguindo ficar desde a operação.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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