quarta-feira, dezembro 24, 2008

Anestesia, Apoios e Fogo amigo.


Outro dia eu tava lendo uma crítica ao ALGOLAGNIA, o pau desceria, pois no primeiro parágrafo o cara pedia quase que desculpas, que achava louvável o abordar tal tema, de que não sabia ao certo quanto de grana foi gasto no projeto mas... aí marreta a marretinha. Gostei da maioria das críticas, algumas até já bem assimilidas após dois anos de distanciamento do filme. Algumas no entanto não descem, um exemplo é aquela que bate naquilo que nào existe no filme: "eu acredito que faltou depoimentos de especialistas". Ora bolas, falar naquilo que faltou não faz parte do jogo, é crítica de realizador. Guarde-a no seu bolso e qdo fizer seu filme não deixe de fazer uso desta sugestão. Acho que este tipo de pensamento, acaba permeando a todos nós. É facil ver numa conversa informal alguém dizer que faria tal coisa de determinada maneira. Mesmo coisas totalmente fora de seu conhecimento ou realidade.

Assim é o reino da gastroplastia. Eu resolvi explaná-la desde algum momento lá atrás de maneira tal que todo mundo ligado a mim real e virtualmente soubesse. Poderia ser outra coisa, mas não foi. Tenho registrado em fotos e vídeos a aventura dos pontos, os sustos e tantas outras coisas.

Tive algumas reações clássicas: Po, mas vais operar agora no NATAL? Acho que vc não precisa? É tava na hora? Tenho uma amiga que fez e tá super bem? Sabe se vai se aberta ou fechada? Anestesia geral, Raqui? E algumas outras. Nas reuniões do grupo, vc vê sempre estas questões e suas variantes.

A descisão de fazer ou não é de foro do médico e do paciente, os meios da realização da equipe e ao paciente cabe seguir as regras do jogo, inventar algo nesse momento é um risco muito grande. É quase que propor algo que nunca esteve lá. Não há justificativa pra isso.

Um mes antes de operar, eu pintei o meu muquifo de verde. Esperança. O cara que fez o serviço pediu marca de tinta, quantidade e acessórios. Tremendo profissional, em 4 dias resolveu o muquifo green, com direito a teto branco e ton sur ton nas paredes. O cara usou rolos e pincéis variados, tudo dele próprio.

Pois bem, não que eu seja uma parede (as vezes minha sensibilidade é até menor) mas uma vez decidido operar, não mais me interessou saber detalhes de Anestesia e Técnica. Isso não era variável explícita em meu raciocínio. A mim cabia apenas saber o que eu deveria fazer para sofrer o menos possível no Pós-operatório próximo e também distante. Questionei algumas coisas, recebi algumas explicações plenamente convincentes.

Passei a mandar sopas e sucos com mais freqüência, inhame e batatata baroa, descobri o suco de aipo com cenoura na centrífuga entre outras. Reduzi, bastante a ingesta de gorduras saturadas. Descobri o sorbet de frutas congeladas com Ades light qquer sabor. Vai voltar em breve a minha vida, assim q eu sair desta fase líquida.

Enfim, decidido operar esperneie um pouco, mas no fim não dá pra inventar método, ou procurar outro. Não dá para improvisar neste momento. Apesar de aguardar ansioso o Gatorade sabor rabanada.

Feliz Natal a todos com brinde de água de côco.

Um comentário:

*Suzaninha* disse...

"Não, a vida não me desapontou! Pelo contrário, a cada ano a acho mais rica, mais desejável e mais misteriosa - desde o dia em que veio a mim a grande libertadora, essa idéia de que a vida podia ser uma experiência daquele que procura o conhecimento - e não um dever, não uma fatalidade, não um engano!" (Nietzsche_A Gaia Ciência)

Seria , talvez , uma boa resposta para o fogo amigo, as criticas ruins e até mesmo para a anestesia...rs

Feliz natal.

Bjks , Sir. Doidão

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente