quarta-feira, janeiro 06, 2010

Adictos e Exagerados

Um ano diferente este q passou. Pouco tempo se comparado a minha vida, mas um belo começo para o q vem por aí. O estomago cotó ajuda a segurar a onda nas piores horas, horas em q comer parece ser a melhor solução, outrora a única.

Algumas vezes associo o drive de comer do compulsivo ao vício de drogas hardcore, e cada vez mais reafirmo essa certeza. Tem horas q a vontade bate mesmo. Aliás, como um bom adicto, separar vontade de drive é uma dificuldade. Necessidade então quase impossível. E hj em dia isso é fundamental.

Eu comecei a malhar em outubro do ano passado. Associar mais qualidade a meu emagrecimento, fortalecer corpo e mente, pq qdo as coisas endurecem e encaroçam a auto estima sobe, sem dúvida nenhuma. Porém, tudo vem aos pares, nada é de graça, sempre tem um preço. E não me refiro a mensalidade. Malhar dá fome, óbvio vc gasta mais energia e o corpo pede a reposição. Por isso, o papo de drive, vontade e necessidade se torna ainda mais complicado. A chave é definir uma qualidade, emaranhada em corpo e mente.

Outra variável q complica a cabeça adicta obesa é medo de engordar, q somada ao emaranhado aí de cima, bagunça ainda mais os miolos do gorduroso ser. É muita informação a ser processada por conta de um único desejo: comer. Junte a isto todo o resto. necessidades especiais de cada um: impostos, carro, relacionamentos afetivos, profissionais etc e etc... Dependendo da capacidade de segurar a onda o cara engorda, ou acaba virando serial killer de vendedor de churrasquinho.

O estomago cotó, é uma ferramenta a ser usada em favor do fugitivo, sim ele é uma barreira física, q em tons suaves pode ajudar na diferenciação do q é necessário ao q é compulsivo. Indo um pouco adiante, vc pode passar mal. Mas aos poucos vc pode enganar até mesmo essa barreira física. Por isso q a qualidade biológica do q se come deve vir sempre a frente. Quem opera e mantém o prazer de comer acima de tudo, periga fracassar e ficar na gordolandia. A fuga passa por aquilo q vc prioriza à mesa. Whey é um bom exemplo, um copo de vitamina de whey goleia qquer bife em quantidade e qualidade de proteina, com baixissimo colesterol e carboidrato.

Por outro lado, se o gordo encanar com quantidades e sabores da vida pré-corte ele pode descobrir outros estados miseráveis da mente. As vezes eles me assombram, é dureza mas tenho mantido a fuga. Não é fácil, se engana quem acha q é. A esparrela ta aí pra quem acreditar, mas há um ano e pouco de distancia no tempo da minha operação, garanto q é muito fácil vacilar. Dureza é manter a linha reta.

Enfim, o bom conselho do dia é o seguinte, tá com fome? vai andar!

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite Tulio ...
Sempre estou lendo seu blog, e acho que voce escreve muito bem! tem um jogo de palavras sensacional!
E vejo a sua luta, e admiro a força de vontade que passa! Muitas pessoas não tem essa força de vontade! E o mais bacana é ver que mesmo com bastante tempo de cirurgia já vc continua se policiando!
Quando comecei a ler seu blog e vc dizia que caminhava para ir ao médico em vez de se utilizar de uma condução eu ficava boquiaberta! Mas vejo os resultados de qualidade de vida que esses esforços te trouxeram!!!

Parabens pela sua luta e pela sua coragem!
Espero conseguir ser regrada dessa forma quando fizer minha operação!

Beijos pra ti!
E um otimo ano cheio de novas batalhas e repleto de conquistas e sucessos!

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.


Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Powered By Blogger

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente