segunda-feira, janeiro 25, 2010

Surtos, atitudes, fracassos e outras incoerências

Hj em dia todos somos cobrados por atitudes, lucros, ganhos, vantagens, coerencias entre tantas outras cobranças. A gente quer ser bacana o tempo todo, manter a dieta comendo gostoso, andar na moda gastando pouco, fazer exercícios sem se matar, pegar uma praia sem passar um calorão. Todo desejo vem aos pares, as receitas de felicidade nunca andam sozinhas.

Qdo a gente está de fora consegue ver q o círculo vicioso q nos prende, geralmente é um redemoinho. Ele nos prende exatamente por conta de dogmas de comodidade e conforto. Mesmo q estejamos manifestamente no fundo do poço, uma posição de conforto nos prende a ela como um charco movediço. Estamos sempre num emaranhado de dogmas, vícios, obrigações e algumas reecompensas.

No caso do obeso é fácil ver isso, somos dogmáticos não conseguimos uma série de coisas que nunca tentamos mudar de verdade: comer sem feijão, viver sem cocacola, abandonar o pão, achar um absurdo não poder comer um churrasco todo final de semana. Odiamos suar, não gostamos de roupas q apertem, mas não paramos de crescer dentro delas. Qdo perdemos peso depois de uma boa dieta, a comemoração é paradoxal e pantagruélica!

Surtar pode ser positivo, se for o início de pelo menos um erro inédito. Sim, surto pode ser a quebra e o afastamento deste redemoinho no pantano de vícios q vivemos. A tão propalada atitude pode ser interpretada como surto, ou não? Tem q se propor metas, novas metas. Correr atrás de novos modelos, novas práticas. Pra sair do atoleiro a tração é 4 por 4 e a marcha é pesada. Sem medo de lama, pq a bosta está em septicemia, tenha isso claro.

O surto é o estopim. A esperneada só é consistente, se for acompanhada de uma sequencia. DE uma situação desesperadora, não tem jeito, a solução é desesperadora também. Tem q espernear, fazer o upa, empurrar, puxar e qdo puder ficar de pé, plantar a base e aí sim respirar. Dúvida? Depois do surto não há espaço pra isso. Depois da porrada é partir atrás do crânio e só parar depois de pulverizá-lo. Mas e se não der certo?

Recupere o folego, administre as energias e parta pro pau novamente. Se sair do redemoinho é o q vc realmente quer, não tem jeito.

O gde cuidado com o surto é não reduzilo a pití. Mas este é outro papo.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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