terça-feira, janeiro 12, 2010

Fim do Mundo


Ontem rolou a notícia de uma mulher morta durante uma lipoaspiração. Ela iria fazer a terceira operação em pouco mais de um mês. As operações foram realizadas numa clínica, localizada no terceiro andar de um prédio no Centro de um município próximo aqui Rio de Janeiro. A tragédia ganha toques surreeais qdo um dos familiares denunciam q um dos médicos sugeriu que as convulsões da paciente durante a anestesia poderia ser obra de espírito zombeteiro e q ela deveria ser assistida por algum exorcista ou algo assim. É o fim do mundo mediado por uma mistura de charlatanismo oficial e satisfação de uma vaidade desinformada e preguiçosa. No fim o prejuízo é familiar, uma mãe morta, filhos órfãos, família destruída.

O charlatanismo é oficial sim. Clínicas são registradas pelo governo e suas esferas de administração, são fiscalizadas pelos serviços q prestam e pelos impostos q pagam. Acho q diante de uma morte a paulada deveria descer na diagonal, tudo aí está errado. De fiscais q não fiscalizam a médicos q indicam mães de santo como solução a emergencia anestésica na mesa de operação. Uma clínica no terceiro andar de um prédio comercial no centro velho da cidade de Tenório Cavalcante não poderia estar apta a realizar atos cirúrgicos. Talvez no máximo tirar umas unhas encravadas e olhe lá. Mais uma vez, alguém teve de morrer pra isso vir a baila novamente. Daqui a pouco a poeira baixa e outra clínica será descoberta. Talvez neurológica, realizando lobotomias e transplantes de medula, num quiosque de shopping center.

A vaidade desinformada tbém é ingrediente básico deste angú de caroço. Nossa classe média quer ter vantagem em tudo, quer possuir, consumir e ter. Pra tudo isso tem Mastercard e Visa, planos de 24, 48, 128 prestações. Cirurgias, playstation 3, TV's de 50 polegadas é tudo a mesma coisa. Coma um hamburguer hj, lipoaspire ele amanhã. A merda toda é q uma cirurgia não é um retoque de photoshop. Em toda operação existe um transiente q pode ir de algumas horas a alguns meses. Ninguém gosta muito de falar sobre isso. Nunca se teve tanta informação disponível e ao mesmo tempo tão desperdiçada. Negligência do consumidor ajuda essa prática. Uma operação não é a compra de uma camisa ou perfume. O pessoal da livre iniciativa vendeu esse peixe e a gente engole ele sem reclamar. Aliás quem reclama acaba sendo desagradável mesmo.

Eu mesmo fico irritado qdo vou nas reuniões do grupo de obesos candidatos ou veteranos da operação de redução de estomago. Ja falei dela por aí, ocorre todo mes e funciona como uma gde consulta aberta para candidatos e de apoio de grupo para os q já a realizaram. A irritação vem de algumas perguntas q se repetem, da negação a algumas das consequencias da opção pela operação, da busca por panacéias q não estão ainda no mercado. Enche o saco, mas sinceramente antes isso q descobrir mais tarde q alguém ali morreu numa operação de fundo de quintal.

Eu já operei, confesso ter muito medo das plásticas reparadoras e penso q jamais faria uma lipoaspiração. Mas vivemos em tempos de hiperestímulos, onde comer e fazer plástica são signos de status e poder. Uma bosta eu sei, mas é isso mesmo. Qto maior o nosso horizonte mais rasa a nossa consciencia, o tempo cada vez mais curto não permite questionamentos maiores, contemplações, reflexões. Tudo parece ter de ser resolvido em cima da perna, com conselhos pregnados pelo departamento de mkt de uma gde corporação.

Pois bem, isso tudo implica em uma bifurcação de soluções oficiais e bem regulamentadas, mediadas por planos de saúde e fiscalização belga. Ou pro mundo subterraneo genérico com medicina mista com sincretismo religioso, celulares powerpack e dvd's genéricos. Algo regulamentado à moda bangladesh.

Lamentável ver gente morrendo por conta de uma indústria de emgrecimento por aí. Quem pode evitar esta merda e não faz nada é cumplice.

Nenhum comentário:

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente