sexta-feira, maio 08, 2009

Experimentalismo


Normalmente testamos nossos limites. O operado nào é diferente, inclusive estimulado pelos profissionais e companheiros de reunião. Sempre tem o zumzumzum sobre o que fulano come, entala com aquilo ou aquilo outro.

Tal coisa nào desce, isso vai bem, aquilo não.

Minha sugestão é redução de cardápio com vínculos fortes, experimentar coisas saudáveis acima de tudo. A vida pregressa deve ser a última a ser experimentada. Afinal, ela te levou a condição de operado.

Eu não volto a comer carne de bicho q anda, coisas de padaria e liquidos com gás. Já estou a mais de 5 meses sem. As vezes é dureza, pães ainda são um apelo muito forte. Sempre tem um sanduíche ou um coral de joelhos nas madrugadas da vida. E pizza de boteco? Elas sempre me dão mole. Fazem propostas indecentes, me chamam pra sair e tal e coisa. Tenho resistido. E bem.

Nào era comum a mim comer arroz com feijão, ainda mais integrais e feitos por mim.

Tenho feito pasta de grão de bico, comido inhame, cenouras cozidas, muitos sucos. Aveia e germen de trigo. Complemento isso com Whey e Proteinato de cálcio. Duas porçoes por dia, com leite ou suco de frutas. Colágeno uma vez ao dia. Ervas finas e salsa sempre colorem e aromatizam meus pratos.

Óleo? Nenhum. Mas tem sempre um belo vidro de azeite de oliva extra virgem.

Como queijos, minas, mozzarela, requeijão e ate mesmo gorgonzola.

Outro dia comi sashimis, com gengibre e pepino.

Macarrão desce moderadamente, compro sempre gringo ou integral.

Dos enlatados, o que tem descido bem é atum e polpa de tomate. Mais nào preciso.

Alguns temperos industriais tbem ajudam na hora da pressa, sazons e potinhos completos de alho, sal e pimenta.

Na rua gosto de barrinhas e frutas secas. Ajudam nas piores horas. Muita água e bola pra frente.

Enfim, as coisas estão seguindo adiante, acho num ritmo bom. Aos poucos entram exercícios mais pesados e por conseguinte o apelo a comer na rua tbém. Por isso a vida tem q ser equilibrada. Nem q seja a pulso.

Bom FDS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qto ao seu post só me veio uma única frase a mente:
"Dentro de mim morreram muitos tigres. Os que ficaram no entanto, são livres." Lau Siqueira

Bjs ( suzana)

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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