terça-feira, maio 25, 2010

Tributo, Rock'n Roll e Cervejada


A menos de um mes da Copa de 2010, churrasqueiras e geladeiras de isopor já estão em amistosos preparatórios para o gde campeonato de futebol, ansiosa por cargas cada vez maiores de bicho morto assado e birita gelada.
Essa será minha primeira Copa de estomago cotó. Quase dois anos sem comer pães, bicho q anda e nada de beber coisas com gás. O cheiro de churrasco ainda é cruel.
Semana passada fui com meus amigos de PSYCHOCERVAS ao clube de rock CALABOUÇO. É um antro organizado em torno de cerveja e heavy metal. Fomos lá numa sessão extra da confraria motivados pela morte de um ídolo: Ronnie James Dio. O cara foi o maior gnomo cantante q esta terra já viu, colocou sua voz a serviço de projetos e bandas top de linha, influenciou gerações de cigarras do metal e deixa órfãos uma cambada de metaleiros, metalheads, headbangers e diabéticos como nenhum outro deixaria. O cara é um ícone.
A unica parada sem gás no menu é mate, sem carne só pastel de queijo. Sem glúten nada. Meus amigos meteram o pé na jaca como sempre, agravando o fato de ter uma carta de cervejas especiais. Lá pelas tantas tive de por pra jogo algo na minha cartela além dos meus mates, e pedi a porção de pastéis. Foi meu jantar, dois de queijo. Lá embaixo, rolava o tributo acústico ao Dio. Entre arranjos de musicas do Sabbath a lá Osvaldo Montenegro e Rainbow a moda Sá e Guarabira tocamos a noite zoando a valer. Estamos velhos. nossos ídolos estão morrendo ou completando meio século de vida e usando buttox. Cultura Pop é ridícula, mas eu gosto.
Valeu Dio!

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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