terça-feira, abril 20, 2010

Função e Pretensão.

Quase 16 meses nesse negócio de lutar contra o meu fermento natural.

Como todo gordo q se preze, eu tbém me considero um animal marcado geneticamente para ser uma criatura de 200Kg. Me manter abaixo da metade disso é objetivo e luta diária.

Aqui no entanto, vou pensar alto em coisas q andam em efervescência aqui no alto do cerebelo.

Desde o início, tentei definir este blog como algo catártico e inútil. Nada aqui deve ser tomado como fixo ou verdadeiro além do prazo de uma semana de validade. Serve a mim como uma valvula de escape, uma maneira de brincar com o período novo de estomago cotó. Sim é uma coisa egoista, declaro aqui regras confusas e totalmente pessoais, q podem ser revogadas a qquer momento em qquer esquina em boteco ou lanchonete.

Ao mesmo tempo, tenho pra mim q manifestar esses pensamentos formam um vínculo meu com as pessoas que me acompanham, e invariavelmente me ajudam a seguir dentro destes vínculos diários q devem acompanhar um animal com herança genética beócia como a minha, num ambiente selvagem cheio de promoções de salgado e cocacola a 2 reais e casas do Biscoito a dar com o pau.

É legal correr riscos, saber de onde vim e colocar atualizações semanais por aqui são pretensiosas. Sim, a probabilidade de q daqui a algum tempo eu tenha de colocar fotos de lata gorda, anotar subidas de peso e mesmo perda de roupas são maiores que 50%. É a história da minha vida. Me manter em emagrecimento, em dieta, fazendo exercícios e com acompanhamento médico é o que é a zebra, o antinatural, o ineditismo.

Ser gordo e bonachão é minha posição de baixa energia. Meu estado natural. Tudo diferente disso é metaestado que sem esforço e atenção constante, decaem facilmente.

Um blog q nasceu com a função catártica, hj em a pretensão de ser ferramenta de um psicologismo q desprezo e não acredito. Contudo ele se impõe e aparece como flag sempre q o cheiro de churrasquinho de rua insiste em chamar meu nome.

Acho necessário fazer aqui um post de revisão de conceitos, sem nenhum vínculo maior. Com alguma janela nesse negócio, ando observando por ai muita falácia e outras imposições e imposturas relativas a web e sua ajuda a emagrecimentos. Por tras de cada blog, pessoas boas, mas com passagem pelo inferno garantidas, nem q seja para lá me darem um um oi e me levarem um bombom de lava escaldante islandes.

Quer emagrecer? Dieta, exercícios e apoio médico. Suor, fome e um constrangimento profissional. Não tem como fugir muito disso não. É uma coisa individual, pessoal como a parte do corpo q te sustenta sentado no boteco.

Estamos sempre esperando algo com função superior, q enleve nossas almas, q nos motive e nos faça heróis de uma revolução de costumes e hábitos. Acho isso até normal. Afinal quem não se acha um pouco especial pelos livros que lê, filmes que assite ou músicas que escuta? (Artes plásticas já seria demais....)

Essas coisas são raríssimas, poucas coisas nos tocam, e com a velocidade e a quantidade q passam, irão nos tocar cada vez menos. Imaginemos então algo q possa nos tocar coletivamente.

Um bom exemplo atual é o lance de meio ambiente, nunca se falou tanto de educação ambiental e quetais e mesmo assim o pessoal enche o rebouças com toneladas de partes não lidas de jornal, sacos de lanche e guimbas de cigarro. Só a chuva ácida tocaria esse povo.

Pior q isso só mesmo os pretensos messias q andam por aí, ditando regras e definindo o óbvio e o genial segundo seus próprios olhos. Não encham meu saco e procurem outras perspectivas de mundo além daquela q parte de tras de suas cabeças.

Sim, sou contraditório, acredito na verdade, no certo. Tenho necessidade desta certeza. Acho q essas coisas superiores existem, mas sei tbem q elas são arredias, sutis. Difratam se apertadas, se espalham por ai. Precisam de uma folga para respirar.

Se a gente pretensamente busca algo com a função de fazer o certo, periga nunca encontrá-lo. Por isso talvez, eu siga por aí perambulando com grandes e pequenos erros.

4 comentários:

Leandro [ZEUS] Mendonça disse...

mandou bem cara!!!
show esse post!!!
parabens

mario elva disse...

Lúcidas palavras, meu caro.

Aline Carvalho disse...

Oie Tulio, adorei o post, da pra ver que vc e' um cara como poucos. Um beijao!

Guitar Hero disse...

Muito bom o post.

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente