segunda-feira, abril 26, 2010

A trilha, os encontros e o limite


Uma das coisas mais cruéis que o tempo faz com a gente é não retroceder. Ele segue no sentido da entropia, cada vez mais distante do fluxo ideal, apenas aumentando a esculhambação de nossas vidas. Portanto, por mais que se deseje, não se recupera o tempo perdido jamais.

Pensei muito nesta coisa de tempo quarta passada, 21/04/2010, qdo eu fiz parte de um grupo com o propósito de fazer um bate e volta na Pedra do Sino em Teresópolis.

Fazer trilhas tem sido fonte de motivação neste processo de fugir da gordolândia. Ajuda a organizar um ciclo virtuoso de atividades físicas e treinamentos intensos. Subir em Pedras é bom pq elas sempre estarão te esperando. Cada uma delas é um problema proposto, aberto e amplo. Cada vez que as atacamos, ela tem uma resposta diferente, pois os obstáculos ao longo do caminho são vivos, galhos, pedras, charcos e poças mudam de lugar constantemente.

A trilha da Pedra do Sino é a última perna da Travessia Petropólis/Teresópolis. Tempo estimado de 4 horas. Por informações de amigos da Trilhas do RJ, já sabia q ela era uma pedra bonita de 4 horas. A trilha da Pedra Bonita é um treino regular q faço sempre. Minha ultima subida fiz em pouco mais de 27 minutos sem parar. Sim, eu penso nessas coisas e me sentia confiante em encarar estas 4 horas.

Com uma estimativa de tempo, vem outra parte que me interessa na estratégia de encarar trilhas q é a logística. O que levar dentro da mochila para abrigo, alimentação e os acessórios essenciais. O abrigo é a boa e velha roupa de trilha, uso sempre uma dry fit de manga comprida e uma bermuda pra início de conversa. Independente de estar quente ou frio, até pq fazendo as coisas direitinho o calor sempre chega. Essa seria uma trilha fria e eu coloquei bone e camisa extra por cima. Na mochila um anorak, bermuda e camisa extras. Pouco mais de 4 litros de agua, distribuida em 5 cantis, barras de proteínas, pacote de biscoito e umas barrinhas de carboidratos na forma de goiabinha e exceed em gel. Sim, é complicado fazer trilha e dieta hipocalórica no mesmo dia. A condição de gastroplastizado implica apenas em nunca comer nada inédito na trilha. Ou seja só coma aquilo que já se comeu, de preferencia em outras trilhas também. Entre os acessórios essenciais repelente, sundown 30, lanternas, pilhas, máquina fotografica, tripézinho e canivete. O Essencial pesa e ele pode matar a gente nessa brincadeira muito séria de subir morro a pé.

Com o tempo e a logística estabelecidas, o jogo começa e agora é andar. A primeira hora foi num ritmo de grupo, depois eu concentrei no meu umbigo e botei na cabeça as 4 horas de trilha. Andar forte e só parar em ultimo caso, vendo se o papo de recuperação ativa da academia funciona na Floresta. Cheguei no alto do morro com pouco menos de 4 horas e meia. Estava morto. Descolei um canto pra dar uma descansada, a vista é espetacular vc tem o tres meia zero do Capitào Nascimento, com as cidades do Rio, Caxias, Petropolis e Teresopolis a seu dispor, a menos q as nuvens apareçam e ali é rota delas.
Comi e resolvi descer para o platô logo abaixo, pois novamente pensei nos meus companheiros de trilha. Arrumando a mochila na beira do abismo lembrei de dinâmica e vi meu anorak compactado em forma esférica, ganhar energia cinética de rotação morro abaixo, só deu mesmo pra sorrir aliviado e agradecer não ser minha maquina fotográfica.

Logo depois disso decidi começar minha decida. Dei mais um tempo e foi legal esta parada, pois pude ver a chegada de um casal Sul Africano, eles estavam no quinto dia de travessia, troquei com eles dois goiabinhas por um café quente preparado na hora. Sensacional!

Qdo comecei a descer vi o pessoal do grupo chegando, eram quase 15:00h. Sabia que parte da minha volta seria no escuro. Queria pegar luz natural ao menos até a cachoeira véu da noiva, q eu tinha certeza q a partir dali a trilha era mais comum, apesar de longa, lembra muito a trilha do estudante aqui da Floresta da Tijuca.

Com duas horas de morro abaixo, eu piei. Pra mim, descer é muito mais desgastante q a subida. A tração da subida gasta oxigenio, mas protege as articulações, morro abaixo, cansado, vc começa a reparar na bota, q machuca, q pesa e q pisa torto. Os galhos prendem vc, tirar a mochila ou andar de gatinho embaixo daquela árvore caída? Aos poucos a gente ingrena uma banguela perigosa. Cheguei no limite da luz na cachoeira, pouco antes das 18h. Dali começou a pior parte, pois eu estava acabado. E o q durou uma hora subindo, pareceu o triplo e levou quase 2h efetivas.

Cheguei no meu carro pouco além das 19h. Podre. Fui pra casa feliz pra caramba.

Mes que vem volto com pernoite e garantia de boas fotos.

Gde abraço!

6 comentários:

Vivi a saudável! disse...

Vc é maluco... hehehe

Mas tem uma disposição invejável!

Débora Destri disse...

Tulio, Eu fico admirada com a sua disposição... é realmente incrível!!!! Porém maior q sua disposição é a sua dterminação, e força de vontade...pra vc LIMITE é um lugar que não existe. E isso te faz um VENCEDOR....Parabéns por toda sua garra, e por seu compromisso c vc mesmo. Um belo dia vc resolveu mudar e mudou... mudou um estilo de vida, e com isso, ganhou uma NOVA VIDA SAUDÁVEL.
Te admiro cada vez mais... vc no mínimo é o MÁXIMO.

Mariana F disse...

Adorei o post. Gostoso de ler, interessante e animador!
Parabéns,
bjs

Uma familia sem preconceito disse...

Esse é o grande segredo, algumas pessoas acham que é só reduzir o estômago e tudo está resolvido, puro engano, ai que começa a grande batalha pq senão a cirurgia só dará resultado por algum tempo.
Não é surpresa toda essa sua dedicação, vc é um cara de superações e qd fala quero é pq quer mesmo.
Gostaría de um dia conseguir ter essa determinação, ter essa mudança para uma vida mais saudavél e principalmente feliz!!
Parabéns, vc é uma pessoa admiravél.

Bjs,
Aurea Bekman

Anja da Lua disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse post: CARACAAAAAAAA, Sequinho, você é o cara! Parabéns, você é o ídolo! Beijo e força doutor!

Tulio Bambino disse...

A gde coisa desta trilha foi ela ter acabado antes de uma crise de cãimbras. Não tive isso, exatamente por estar fazendo academia, mas as ultimas duas horas foram infernais. Longas e doloridas. No dia seguinte eu estava dolorido tbém, mas fiz pequenas caminhadas urbanas no plano. O tal do ácido lático desmancha com estas caminhadas. Estar fazendo academia ajuda bastante.
Obrigado pela força.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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