terça-feira, março 02, 2010

Equilíbrios, amigos e papo furado.


Tinha um tempo longo que não encontrava meus chapas de priscas eras. Neste fds eles me convidaram para a sessão inaugural da confraria de cerveja q eles estão começando. Eles sabem q eu não bebo nada com bolhas, logo no convite veio a indicação de levar o q eu quisesse beber, comer e levar uma cerveja de boa qualidade. Faltar seria um vacilo e mais um pedido de entrar no esquecimento do grupo.
Fui na lidador encontrei um vinho q há muito queria experimentar, um sirah argentino e levei duas latinhas alemãs. Com dois pacotes de biscoito polvilho, cheguei fui bem recebido e passei uma noite divertida com uma rapaziada boa praça.

Eu mantenho minha dieta em cima, quase não espirro fora do vaso. É engraçado como de maneira jocosa, as pessoas alertam a vc q tal coisa não pode. Ou então qdo vc reencontra outros gastroplastizados satisfeitos com o q já consideram o sucesso, te acusarem de estar emagrecendo muito, pouco, nada e agora inventaram a tal de Ortorexia. Cuidar do próprio quintal q é bom neguinho evita. Todos se consideram equlibrados.

Uma coisa q eu tenho certeza é q um cara q precisou de gastroplastia nunca será é equlibrado. IMC alto pra operar, significa prlo menos 50% de peso acima do normal. Nào se chega a isso por uma ou outra rosquinha com creme. É abuso alimentar, preguiça, genética desfavorável, ansiedades, pratos cheios e frescura com comida, tudo ao mesmo tempo em difernetes proporções. Alguns acham q tiram PhD com a experiencia. Não tiram, viram apenas estatística. Cada ano vencido dentro da normalidade é um ano difícil. Nào tem magia, é suor, gasto de oxigenio e dieta. Pra alguem q nunca teve cuidados maiores com a aparencia isso pode virar um inferno.

Voltando ao meu metro quadrado, posso garantir q uma garrafinha de vinho hj em dia faz o serviço de 5 litros de outrora. Eu, consigo me divertir sem beber e vou continuar na maioria das vezes fazendo isso, mas um vinhozinho bíblico pode e deve fazer parte de celebrações e encontros. Não comi e nem pretendo voltar a comer carne de bicho q anda, nào bebo nada com bolhas e coisas de padoca. Evito glúten. Sou chato com o q como, isso é o fato novo. Nunca fui, era um cara bom de garfo, discípulo de uma vida sem frescura, beberia Cintra numa boa. Continuo tosco, mas seletivo com o q vai pela mesa.

Acreditar no desequilíbrio, me faz cuidar do meu próprio balanço, estar atento a ele. Saber das limitações e fraquezas ajuda a conviver com elas. Obesidade no meu caso é uma doença cronica. Eu só posso no maximo controlá-la. Vence-la jamais. Ao mesmo tempo, sei q o mundo está aí fora, não posso me isolar de tudo. Já perdi muita coisa por conta de banha e esta porcaria toda q vem com ela.

Além do mais, se eu não jogar o bumerangue, nunca vou saber se ele volta para as minhas mãos. As vezes tenho de encarar meus medos e fraquezas. Uma garrafa de vinho com um pacote de biscoito polvilho, evaporam em duas horinhas de oxigenio queimado e a banha nem gruda na carcaça com o esquema alimentar seguido.

Toca DRI na vitrola aí seus malditos!

4 comentários:

Luciana C. disse...

O que escreveu no penúltimo parágrafo é uma síntese do que também vivo hoje, obrigado por colocar em palavras...

Eneida disse...

Eventualmente passo no seu blog e digo a mim mesma que tenho que vir mais aqui. Você escreve de forma simples e muito bem algumas coisasq que acredito, em relação a GASTRO. Sou e sempre serei obesa. Minhas celulas de gordura estão descansando , mas se eu der munição elas vão longe... Masss aprecio comer ( senão nunca teria sido gorda pacas) mas definitivamente troquei a MEsa Italiana pela francesa!!! De pouquinho em pouquinho como direitinho!!!rsrsr Quando Paulo faz cozido aqui em casa, é de morrer de rir: almoço cozido e vou repetindo a cada duas hora, no lanche, nocafézinho, no jantar , na ceia!! Como tudo que gosto, só que de uma só vez não dá!!!
Mas não dá para ficar com neuras. ORTOREXICA e outras cositas más...quero sim continuar mantendo o que consegui com a Gastroplastia: Saúde Sempre!

Parabéns, seu blog é muito legal!

Eneida

Tulio Bambino disse...

Legal saber q isso aqui diz alguma coisa para alguém além de mim.
Cada vez mais acredito na condição de obesidade para o resto da vida. O jeito de encará-la, vai de cada um. Alguns comem e malham pesado, outros passam fome e realizam pequenas caminhadas, seguem uma rotina mais relax, mas seguem. O que eu não compro são os q dizem q nada fazem e mantem o peso, ou os q culpam genética e tal engordam e nào assumem os próprios erros.
Com relação a ortorexia, acho outro papo furado para alimentar o hipocondriaco q existe em todos nós. Quem compra alimento na nossa condição sem ler o q tem dentro é um celerado, simples assim. Antes ortoréxico q apopléxico.

Rui Bezerra disse...

Meu camarada, parabéns pelo Blog. Insesantemente necessitamos colocar em palavras muito do que sentimos. Não comporta apenas agirmos, mas mostrarmos, falarmos, gritarmos e fundamentalmente vivermos. Neste ponto é isto que vc está fazendo. VIVENDO COM SAÚDE.

ORTOESTRUPICIOCIA????
Manda neguim parar de comer. hehehehe

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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