domingo, dezembro 06, 2009

Diet e Vait

Domingo suburbano é dia de fazer compras. A hora de buscar víveres, generos de primeira necessidade e acessórios para lanche e churrasco de quintal. No supermercado promoções de brindes e sorteios de carros mil, entradas para show sertanejo e passagens de onibus.

Muita gente nas filas, não tem sequer carrinhos na entrada principal, cestinhas nem pensar. Estacionamento abarrotado, mas isso não importava, cheguei a pé com uma bolsa na mão. A idéia é sempre comprar o básico pra hj e a semana q chega. Seguindo vínculos q tem guiado a minha dieta: nada de carne de bicho q anda, nada de padaria, nenhum líquido com bolhas. Além disso evitar o glúten é preciso.

Em outras épocas qto mais popular o mercado, menor seria sua seção de alimentos dietéticos. Hj qquer um possui uma gondola específica para esses produtos. O q marque talvez sejam variedade, qualidade e o grau de industrialização destes produtos. Por isso é importante ler as especificações, saber o q é integral, diet ou light. Neste mercado o excesso de refrigerantes light na gondola levantam suspeitas.

Depois disso, nada de padaria, nada de manteiga ou margarina. Queijos bem vindos, suco concentrado, algumas frutas e legumes. Tudo dentro da bolsa, caixa, 50 pilas, troco, tudo dentro da bolsa. Caminho de casa.

Zerar as frituras em casa, evitar o q ando evitando tbém agiliza as coisas na cozinha. Muita coisa cozida, preparada no vapor, processada em mixer eviatm fumaça e panelas engorduradas, detergentes e esponjas duram muito mais, sem falar em latas de óleo e azeite. Panelas pequenas, todas em TFAl, fogo baixo, só mesmo feijão queimado pode dar um trabalho fora do comum.

Outra coisa legal é ter algumas mudas de manjericão, sálvia, alecrim e hortelã. Uma fatia de tomate com queijo na chapa e algumas folhas aromaticas dão um certo charme para estes rangos de final de tarde. Café preto, leite e whey ajudam no resto do dia.

Sim, é frugal, é simples e mais barato. Agua e frutas ajudam a fechar essa conta. algumas besteiras se fazem presente, biscoito polvilho e biscoito de arroz chines. É bem por aí. Ou é diet ou é vait, vait te engordar de novo. Fácil assim optar pelo q fazer num domingo a tarde.

2 comentários:

Mariana Ferrari disse...

Humm... esse queijo na chapa com tomate e folhas aromáticas me deram água na boca!

sheila fumaux disse...

Que vontade que me deu de comer esse queijo!!

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente