terça-feira, junho 09, 2009

A gente anda sozinho e acampa com quem interessa

E a maioria do tempo passamos andando ou dormindo. Felicidades, mudanças e outras emoções ocorrem nos acampamentos.

Este FDS eu estive num tremendo convescote. Frio, amigos comensais e muita gargalhada. O convívio foi tranquilo e a ingesta calórica controlada, todavia nem tudo são flores.

No sábado teve jogo do Brasil. Depois de um frio banho de cachoeira, barriga roncando e vontade de ver o jogo, descolamos um restaurante fechado, tradicional, especializado em comidas típicas dos alpes. Cardápio recheado de opções de monotonicas combinações, batatas, carnes, pães e frios. Diante do frio e da fome, pedi uma bela sopa de tomate com creme azedo.

Meus amigos, mostraram suas armas, pediram porções picotadas de salsichões, salada de batatas e chucrute. Brasil jogando bola e pra beber? O bom e velho pão líquido. Garçon prestativo, canônico e engomado. Trouxe minha sopa, perguntou o q eu gostaria de beber, no momento que rejeitei a taça de beber cerveja. Pedi um mate e daí pra frente não fui mais ouvido. O jogo começou.

Eu terminei minha sopa e o jogo já estava um a zero. Negociamos uma mesa melhor, pedi mais um mate e fui ignorado. As cervejas se acumulavam para além das tres unidades. O papo tava indo, resolveram pedir mais uma tábua de frios. O jogo já ia 2 a 0 na transmissão do Uruguai.

Chegou a tábua de porquinhos mumificados em diferentes rituais. Embutido fresco é feito com porquinhos esquecidos pelo tempo, com temperos gostosos e muito formol. Fim do primeiro tempo, 2 a 0 Brasil e Uruguai. Outra cerveja na mesa e nada de mate.

O cara na mesa q nào pede alcool perde um pouco da moral, se não come carne aí é dureza. Sem respeito. A tábua de frios, a cestinha de pães, outra cerveja. Começa o segundo tempo. Só um guerreiro continua mastigando, os demais só engolem. Viro um copo vazio esperava alguma umidade. Brasil 3 a 0. Pedimos a conta.

Minha vingança, coloquei 20 pilas com gorjeta do garçon e taxa de amizade á mesa. Dez por cento do total. O pão liquido sempre é muito mais caro que bisnaga.

Na volta pra casa, bebi algo já pago e bola pra frente. Nào se pode ganhar o tempo todo, mas da pra economizar uma grana. No fim do dia, a gente acaba empatando essa sensação de ser idiota por não beber, ou por gastar com alcool. A felicidade aditivida ou não, custam o mesmo no fim das contas. Rir com a rapaziada não tem preço. O resto a gente pode pendurar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que garçon safado esse q vc arrumou hem! rsrsrs
Ai sopa de tomate com creme azedo??? Isso é bom ou era a unica opção? rsrs..
Forte abraço!
Ass: Al&xandre "J@aba" (Orkut)

Anônimo disse...

vc ta na franca, he? detalhe mais senhor..

Debora...nao sei como posar usando minha conta aff

Tulio Bambino disse...

A bandeira parece, mas é Teresópolis.... tinham outras opções, queijos, saladas de legumes, batatas, outras sopas...tomatinho eu gosto, e creme azedo é um creme de leite fresco mesmo.

Anônimo disse...

ahh...Teresopolis e tudo de bom b! e vc so por dentro da culinaria...

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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