sexta-feira, junho 18, 2010

O Frio, a fome e a preguiça impregnada

O frio é uma bomba pra dieta e exercícios físicos. O rabo pesa e a fome aumenta. A vontade de comer também. A birita e as desculpas gregárias de sempre são temperadas por cerveja bock, vinho e acepipes quentes.

Em época de Copa pior ainda. O pessoal faz churrasco pra assistir qquer Brasil e Coréia. Fritam coisas pra México e Papua Nova Guiné. O que importa é zoeira, pandú estufado e azia no final do dia. Carne com farofa triste e cerveja gelada. A felicidade está logo ali.

Se vc consegue se desvencilhar disso, tem as liquidações das lojas americanas e da casa do biscoito. Um tijolo de chocolate por 4 pilas, compre 3 por 10 pilas. Não há como negar, chocolate acaricia o aparelho digestivo do início ao fim do ciclo. Entra macio como veludo, aquece as tripas e sai com toque de fleece. Chocolate é uma parada sedutora.

O frio as vezes parece q vem anunciando o fim dos tempos, cada vez mais intenso. Para o porco minguante então, as camadas de banha de outrora fazem muita falta. Há dias q nada apazigua a vontade de comer, a perda de calor sem esquecer a preguiça. A cama quente, termalizada a seu conforto, tem a forma da sua buzanfa com precisão nanometrica pela manhã. É hora de levantar e tudo aquilo q não se quer é sair daquela posição.

E se mesmo assim vc sai de casa, chega na academia e começa alguma coisa, depois dos "enta" tudo range. O joelho bichado acusa, um coral de dores do passado, lumbago, bico de papagaio, espinguela caída, tudo geme e se lamenta. Meia hora de esteira ou bicicleta e o suor não aparece. Vc tá com a mesma roupa do dia anterior e nem fedendo vc está. Há q correr atrás do calor e dos maus odores.

No entanto, existem aliados. Chás, sopas e caldos quentes podem e devem ser utilizados em profusão. Café e chimarrão dão coloridos diferentes ao paladar. Além de ajudar na ingesta de líquidos q sempre desepencam no inverno. Chocolates? Bem, o Seinfeld diz q viveria enrolado em veludo se isso fosse socialmente aceitável. O chocolate é quase isso. Pra quem gosta, é uma penitencia negá-lo. Pq não usa-lo como motivador? Barrinha no fim de um dia de missão cumprida, no farnel de trilha de FDS. É o q se pode fazer. É aquilo q deve ser feito. Afinal comer barras e barras de chocolate não é socialmente aceitável, ou é? O efeito com certeza não.

A solução mais drástica neste período pra quem precisa perder peso, tbem pode ser andar por aí vestindo uma camisa da Argentina. Com os teleguiados de plantão periga vc ter de fugir de um linchamento em praça publica ou no mínimo ser atingido por alguns legumes mofados.

Pedala Boludo!

Um comentário:

Thai. disse...

Essa preguiça é gostosa demais.
Ruim mesmo é fazer academia de manhã. Risos.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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