segunda-feira, agosto 10, 2009

Bom humor e energia

Alguns amigos mais próximos andam me cobrando um pouco mais de humor. Mas é dureza. Meu humor é meu, não posso adaptá-lo, ando tomando pancadas no YouTube por conta dele. Até mesmo minha brincadeira com o América, o segundo time de todo mundo no RJ.

A brincadeira ali está mesmo na cara de quem acha q pesquisar algo no YouTube possa ser sério. Sério no sentido extremo da palavra, já q uma operação do porte da gastroplastia exige pesquisa mesmo. Já falei disso por aqui, toda operação tem seu risco, mas essa apesar de toda a evolução da técnica nunca será uma fimose, ou uma remoção de apendice.

Ao meu ver existe uma premissa quase estúpida de achar q os livros foram substítuidos por conteúdo audio visual. Me chamem de antigo, de retrógrado sim assumo isso. Um bom documentário é informativo, um execelente documentário faz vc ler um livro, começar o estudo em um determinado assunto. Nada além disso.

Sim o mundo hj em dia demanda muito conhecimento rápido, leituras na diagonal, vc tem q estar antenado, up to date ou o seja lá o q quer dizer. A merda acontece mesmo qdo vc tem de ir além de 5 minutos de conversa sobre um pretenso assunto q vc acha q conhece. Se rolar uma folha de papel e 30 linhas a serem escritas, acho q rola até depressão.

Eu faço documentários. Eu trabalho com vídeos, sim e sou presunçoso, acho q faço coisas legais, q fazem pensar, q trazem conhecimento entre outras baboseiras. Qdo me afasto no tempo do q fiz, vejo q sequer arranhei estas coisas, as pessoas são pouco tocadas por esse ou aquele filme. Nào sei quantificar isso. Posso falar por mim, Ilha das Flores do Jorge Furtado vem a minha cabeça nesse momento. Gostaria de ser arrogante e citar Fellini 8 e 1/2, mas não posso é um gde filme italiano. Ilha das Flores é brasileiro, curta-metragem me diz muito mais. Nesse momento especialmente.

Esse ano no entanto li alguns livros q ecoam em minha cabeça. Alguma coisa da série de análises do q é líquido na contemporaneidade de Zigmut Bauman, textos sobre gastroplastia e reconstrução de identidade, livros sobre Teoria de Documentário do Bill Nichols, reli coisas do Edgar A. Poe. Textos sobre roteiro e narrativa.

Tenho dedicado um esforço gde a derreter o bacon acumulado, a banha amarela instalada. Emagrecer é mais fácil q aprender coisas novas. Vou morrer tentando.

Contudo, é bom curtir o caminho, já q a chegada ainda está distante.

Rir menos, mas sem diminuir a qualidade da gargalhada.

Ah e viva a inclusão digital pois até uma mula como eu tem direito de ligar uma camera e falar com ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

... e eu disse que não poderia lhe ler hoje. Medão. Me apaixonei, e mais e mais outra vez. Grande e singelo.(porra, eu sou suspeita demaaais...). Saudade do abraço.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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