sábado, abril 04, 2009

Churros


Essa semana deu um certo bode. Já confessei a preguiça na bunda de escrever no vídeo anterior. Contudo, março foi o mês q mais postei até aqui. Vamos em frente, daqui a pouco pinta um mês com 30 posts.

Tenho andado muito menos de carro. Busão, metrô e viação canela entraram forte no repertório. Isso é muito importante pra mim. Vejo mais a cidade, olho as pessoas e me exponho aos apelos visuais e olfativos dos rangos de rua. Sair do metrô as 18h na Pça Saens Peña e dar de cara com uma carrocinha de Churros é infernal. O lance é apreciar a paisagem e puxar algo Zen, focar por exemplo na mulherada q é freguesa do doce de leite do bagulhão frito. Aí é caminhar para casa pois os Churros não me pertencem mais.

Mais a frente tem cachorro quente, salgadinhos do china e o preferido de priscas eras, o churrasquinho de gato. Aquilo ali, enfumaçado, engordurado, ensebado, com vinagrete e farinha é uma delícia. Lembro de manter uma dieta balançeada de pão com frango assado no almoço e uns tres ou quatro espetos destes na saída da faculdade, acompanhado de 3 ou mais latinhas de refri, light logicamente. Nos intervalos e em épocas de pouca grana, o que mandava era amendoim japonês. Papo furado noite adentro, em casa um miojão pra rebater.

Bem, 2009 tá diferente, não como nada de padaria nem de açougue, um dia de cada vez desde 10 de dezembro de 2008. Pretendo seguir assim pro resto da vida, mas vai saber. Os apelos da rua estão aí. Mas confesso que ganhar um sorriso da morena com churros na boca é um tremendo estímulo.

PS: Ontem, 3 de abril de 2009, aniversário do meu PAI! Obrigado sempre!!

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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