segunda-feira, abril 18, 2011

Invente algumas rotinas novas

Domingo é dia de repor o sono perdido durante o corre corre dos dias de semana. Geralmente a gente baba o travesseiro até o bom dia, virar boa tarde. Quebrar a rotina pode ser só acordar mais cedo, ou deixar pra dormir depois e o sábado esticar demais. Sair pra ver o sol, ir a uma missa, fazer uma trilha ou mesmo uma feira. Mudar uma tradição, um hábito, qquer coisa estabelecida não se sabe bem pq ou cheia de motivos é importante.

Uma tradição de domingo tbém é comer mais tarde, as vezes mais longe e sempre além do razoável. A comida seja caseira ou paga, sempre desce mais. A birita, aperitivos, refrigerantes geram arrotos e flatos além do comum, corroendo a camada de ozonio.
Depois de operado eu procuro fugir desses encontros pantagruélicos de família, no primeiro ano não fui praticamente a nenhum. Natal, Páscoa, Anoversários e outras basófias corri de todas. Algumas completamente, outras chegando na hora de que tudo está mexido e remexido. O diabo é apetitoso.
O mesmo tenho feito com meu rango, até mesmo comer de acordo com as sugestões médicas e nuticionais podem ser uma quebra de rotina, para um animal como eu q comia bifes pela manhã. Chás, café e outras beberagens quentes permeiam o dia. tascos de queijo, tubérculos no lugar de pães, tudo isso virou lanche e desjejum. Sempre é importante cultivar uma fome, e matá-la com requintes de crueldade: lentamente. Refrescos gelados, frutas e sorbets são astros frios para dias quentes.

Fazer a própria comida importa, montar a marmita e plantar algo q se coma tbém. Lógico, moro em apartamento, não tenho uma mangueira em casa, mas um pé de manjericão é bem possíel. E com tomate e queijo perfumam um sanduiche besta de queijo branco.

Aprenda alguma coisa, tente começar a ler aquele livro tarugo q custou uma grana q vc nunca consegue terminar, no meu caso MUSASHI. Aprenda um jogo analógico, toque um instrumento, tente se reunir com amigos longe de shopping centers e botecos. Mude o nome de suas refeições, lanche no lugar do almoço, jantar no lugar do café da manhã. Quebre rotinas com coisas diferentes, ajuda.


Use uma camisa diferente, não emagrece mas imprime um estilo. Ou um desejo.

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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