sábado, abril 09, 2011

Dietas e outras idéias heterodoxas

Como a maioria dos gordos que conheço, eu tenho uma vivência com muitas dietas, métodos, drogas, macetes e tantos outros subterfúgios para emagrecer. Conheço outras tantas razões e desculpas para fugir de qquer uma delas.

Nessas horas, horas de desespero, só resta agir desesperadamente. Taí a razão fundamental de fazer a gastroplastia. ser consciente de que perdi do meu corpo. Quero ganhar do próximo.

Cada dia mais, acredito que obesidade é um problema complexo de solução aritmética, gastar mais que eu acumulo, emagrecer é certo. Tudo mais é papo furado.

Nos dias de pouca ação física, a mesa tem de ser frugal, e isso não implica nada sofisticado, daí podemos pensar na dieta trilheira em dias de pouca ação. Feijão cozido, legumes, uma massinha e toque o barco. Queijo branco, café ou chá. Frutas rústicas, aquelas de sacolão: laranja, banana, mamão ou maçã. Compre pouco, a menos que vc esteja proximo ao fim do mundo, não precisa comprar um farnel maior que o necessário para os próximos dois ou tres dias.

Dias em q eu sei q vou me mexer, coloco mais lenha pra queimar, mas reservo o prato de força pro pós-treino, afinal vai que eu não vá gastar minhas energias? Sei que as vezes a preguiça se junta ao acaso e o rabo gruda no sofá. Uma virada no tempo, um filme novo em cartaz e a gente rifa uma ida a academia. Geralmente tomo um açaí no filé na volta da academia. Pães integrais tbém dão o gás, são práticos e lógico, perigosos lido com eles com cuidado. Lógico, q o básico é básico e se mantém.

Trate os acessórios como acessórios, biscoitinhos, chocolates e outros docinhos estão por aí, e sim, as vezes fazem falta, o certo é compensar logo no dia seguinte com algum exercicio realmente forte, qual? aqueles q te fazem suar e perder o folego. Aliás, se fui treinar q eu beije o diabo. Ou eu volto cansado ou simplesmente perdi meu tempo. Nào existe fazer spinning e não ver algum suor no chão depois dos 45 minutos de aula. Nào existe empurrar anilha pro alto e não molhar a camisa de suor. Fedo logo existo.

Em dias de atividade pesada, tudo vai bem, com calma e parcimonia tudo desce bem guiltyfree.

Lembrei de um amigo que dizia que quem descreve bem o que está acontecendo na novela das 8h tá com uma vida social de m#@da. A analogia é clara: preciso encontrar prazeres fora da ingesta, sim há vida fora da lecadô, comer é bom, é gostoso e tal, mas vamos ser claros: há outras coisas na vida. Procurar por elas inclusive, podem ser muito prazerosas. Resgatar amizades, saber q não se tem parceiro qdo paga o goró, q tem amigos pra subir o morro pela vista lá do alto é muito maneiro. Tocar o barco e se mexer. Necessidade.

Sugestão? Sai de casa e vai ver o céu lá fora.

4 comentários:

Amanda Tenório disse...

Tenho tanto medo da cirurgia...

Tulio Bambino disse...

Tenha medo, não tem solução mágica. Se puder fugir dela fuja, seja por ainda ter tempo para tentar uma reeducação alimentar com exercicios regulares e acompanhamento médico ortodoxo, mantendo o estomagão. Ou encare a vida nova de estomaguinho, com reeducação alimentar compulsória, exercçios regulares e acompanhamento médico.

Professor disse...

Também tenho medo, mas uma dúvida que eu gostaria que me fosse esclarecida, talvez, o colega aqui pudesse me esclarecer. Depois de uns meses da realização da cirurgia, junto ao CENTRUM esmagado que se toma cotidiantamente, fora a modificação total da alimentação, a gente tem que fazer o uso constante de medicamentos a base de citrato de sildenafila, em razão de possíveis disfunções eréticas? Caso o colega possa me esclarecer, agradeço.

Tulio Bambino disse...

Caro Professor, Centrum esmagado é subterfúgio inútil, primeiro q ele é feito pra engolir de fábrica, vc parte ele ao meio e descobre q tem gosto horrivel e consistencia de talco. Depois de meses esmaga-lo para engolir é tolice.
Qto a paumolecencia, instalada ou temporária ela é coisa física ou de cabeça, q estaria ali com ou sem talho no bucho, não tem correlação entre operar ou não. A diferença é q mais magro a gente ve o própriamente dito, ereto ou a vontade. O Ritmo do samba, se canção ou de breque vai de cada um.

TopBlog 2013

Gente que vai, gente que vem

Partizan FK do Andaraí

Partizan FK do Andaraí
Meu time de botão.

Pedra da Gávea 2011

Pedra da Gávea 2011
27.03.2011 powered by TRJ

Contadores do Obesity Help

Caminhando em 2010

Caminhando em 2010
Morro dos Cabritos - 9.01.2010

Flag Counter

free counters

Grutas em Maricá

Grutas em Maricá
20.01.2010

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ

Alto Mourão - Parque Nacional da Tiririca - Niterói/RJ
31.01.2010 - Alto Mourão - Niterói/RJ

Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

Diga não a NanoFobia

Diga não a NanoFobia
Adote um anão

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG

Carnaval 2010 - São João Nepomuceno/MG
Cachoeira da Fumaça - São João Nepomuceno/ MG - Carnaval - 12-16/02/2010

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá - RJ/RJ

Parque Estadual da Pedra Branca - Jacarepaguá  - RJ/RJ
Travessia Pau da Fome/ Camorim - 1/05/2010

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ

Peito do Pombo - Barra do Sana - Macaé/RJ
Powered by Trilhas RJ - 15 e 16 de maio de 2010

Travessia Tijuca X Jacarepaguá

Travessia Tijuca X Jacarepaguá
Powered by Trilhas RJ - 8.8.2010

Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

TwitPic

Blogs Chapa Quente