sábado, dezembro 31, 2011

17 coisas para você deixar de fazer



Sempre fazemos um monte, em geral caducam antes de abril, quando muito. Entretanto, sempre valem a pena serem evocadas, ainda mais no último post do ano. Vi esse artigo de Donald Latumahina e gostei bastante, to dando uma adaptada e quando puder contextualizo com a eterna fuga.

17 hábitos que você deveria abandonar

1: Consumir informação que você não precisa:
Admitamos estamos numa fase de obesidade mórbida da informação, consumimos tudo com voracidade abissal, mas realmente precisamos da TV ligada em autópsia de múmia, postar numa comunidade de dança folclórica de papua nova guiné e falar de futebol americano, tudo ao mesmo tempo agora?
2: Deixar outras pessoas conduzirem sua vida:
Citar Jobs é um clichê, mas essa é boa, "Seu tempo é limitado, não o gaste vivendo a vida de outra pessoa". Você deve viver sua própria vida sem obrigações de agradar ninguém. Ouvir outras pessoas é importante, mas no fim o da reta é sempre o seu. Cometa seus próprios erros e deixe os outros cometerem os deles. Cuide do próprio metro quadrado.
3: Reinventar a roda:
Na hora de resolver um problema, pesquise e descubra o que já foi feito para agilizar sua tarefa. (Lembrei de outro clichê de vidas passadas: A Bell Labs Inventa, o que já existe a Bell Labs compra. por aí...)
4: Ser Perfeito:
Além de ser quase uma moral cristã, ser perfeito implica num grande gasto de energia e pode impedir você de entregar um bom trabalho. Veja bem, não é ser lambão, estabeleça critérios para um trabalho, leve em conta aquilo que foi feito e o que está por fazer e vá em frente.
5: Deixar a TV superar suas paixões:
Geralmente se você anda citando House ou outro seriado muitas vezes ao dia, ou pior está por dentro das Novelas e suas tramas manjadas, em detrimento do ar livre e outras atividades, algo está mal. Desliga essa caixa.
6: MultiTarefa:
Tente resolver as coisas uma de cada vez. DOS way.
7:Negligenciar o corpo:
Comer lixo, lorpar e dormir pouco. Vai morrer antes e maus. Melhore isso. Mude, modifique, peça ajuda, queira ajuda. Ou dane-se!
8: Prometer muito:
Tem falado muito sim? Mude, prometa menos. Se achar que está cedendo, fazendo demais fale NÃO!

9: Reagir a cada distração que aparece
O mundo é do entretenimento, se você reagir a cada gracinha que aparece, a cada coisa irritante vai procastinar e adiar coisas que realmente importam. Saia desta. Tenha um modo autista de stand by, ligue-o vez por outra.
10: Pensar que quanto mais melhor:
Essa me permite citar o Economista Sérgio Besserman no Globo News em sua fala relativa a política ortodoxa de pensar o PIB. "O crescimento a todo custo é filosofia da célula cancerosa". Pesquise um pouco de budismo e talvez abram-se novas perspectivas e definições de felicidade que valham a pena pensar.
11:Chegar atrasado a toda reunião:
Você desrespeita todo mundo que chegou na hora, passa uma péssima imagem. Arrume um jeito, chegue antes.
12: Ficar quieto quando você deveria perguntar:
Ninguém passa por idiota por perguntar. Passa-se por idiota exatamente pelo contrário. Se você está encalacrado pergunte, peça ajuda.
13:Começar as coisas e não terminá-las:
Alguns problemas podem ser complicados, mas não é regra. Problemas são para serem resolvidos. Resolve em partes, de seu jeito.
14: Trabalhar cansado
Se você está cansado, só parte de você está disponível para a missão. Evite. As vezes é caso de um cochilo de 20 minutinhos para se dar uma renovada.
15: Esperar os outros resolverem uma dada situação
Tome iniciativa, ninguém vai fazer e o desapontamento é duplo. Se acha que deve ser feito, manifeste, vá lá e faça.
16:Resistir em admitir seus próprios erros e a aprender com eles:
Se você não reconhece seus erros e falhas, vai repeti-los. Se você não aprende nada com os erros, eles são apenas isso, erros.
17:Resolver um sintoma no lugar de resolver a raiz do problema:
Se uma bicicleta fura um pneu, vc pode encher o pneu furado e andar um pouco mais, ate ele esvaziar novamente, ou vc pode trocar por um novo e seguir viagem.

Conclusão:


Muitas coisas que fazemos são pura perda de tempo, vícios de postura e de prática de vida.Se for pra começar a  investir em apenas uma, o item 7, cuidar do corpo, da cabeça, fazer exercícios e dormir melhor é um tremendo lastro para começar.



Excelente 2012 para todos os meus amigos, prometo correr ainda mais atrás de praticar aquilo que escrevo e falo.

Saúde e Paz a todos.







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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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