quarta-feira, novembro 16, 2011

Turismo a pé e bicho solto

Andar por aí é uma necessidade, correr se mexer, sem muita paciência para teto sobre a cabeça fico pensando nos bichos de zoológico.


Bichos,  que mesmo nascidos em cativeiro, trazem a necessidade de amplidão. Alguns ficam visivelmente afetados no catre. Mante-los ali é uma maldade.


Mas e se eles estivessem do lado de fora? E a educação e o desenvolvimento de respeito e importância para a natureza e o meio ambiente?


Legal, ver a molecada se divertindo, Pais com seus filhos, famílias interagindo.



Mas, do outro lado da grade o bicho tá lá meio zumbi, mais que empalhado e menos que  vivo. Alguns claramente inadaptados ao lugar e a agitação do lado de cá. Para alguns bichos pequenos, ainda parece ser justificável estarem ali na gaiola, mas ursos, tigres e onças não estão ali felizes.


Macacos, Araras, Jandaias e quetais são bichos divertidos acho sempre que estão por ali numa boa, bichos estilo novo rico.


Você anda no Zoo, faz um lanche e o maior tributo que se pode pagar é cheirar esterco de bichos com dieta controlada. O aprendizado com eles é quase nenhum.


Não sei dizer. Algo em zoológicos me entristece.




Um dia bom de distração, você sai de lá com a falsa impressão de conhecer alguma coisa além, mas como tudo q se faz relaxado, não passa de impressão.


Dez minutos de latência e não sobra nada.


A menos que o urso ou o tigre insistam em ficar dentro de sua cabeça, se mexendo pra lá e pra cá, pra lá e pra cá.


Tinha um tempo que não ia ao Zoológico. Vou ficar mais um tempo sem ir. Decadência a mostra, prefiro ir pra Lapa.

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Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Blog do FutMesa Dadinho do Mecão

Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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