segunda-feira, junho 27, 2011

E eu nem vi o Korzus em SP



A vida segue na planície, com picos e vales. Alguns dias de chuva e outros de sol. Se vc não aproveita o q vem, pode parecer q tudo é ladeira acima num mormaço encoberto. Ok, não ser o idiota sorridente nas tempestades nem o emburrado no final de semana ensolarado. Equilíbrio diria o técnico moderno de esporte coletivo. Mas vamos lá Professor, como é exatamente isso com tudo se mexendo ao mesmo tempo? Dias, horas, pessoas e fatos não esperam o ensaio acabar, portanto a coisa acontece em movimento mesmo.

Esse mês teve viagem com show de rock e vida de improviso longe de casa. Rock pedrada na testa com amigos selvagens, urbanos, fumantes, fanfarrões, comilões e queridos a beça. Perto de casa, a gente sempre tem a opção de estancar a sangria e sair à francesa. Longe nem sempre.

O Slayer como era esperado foi couro de boi, mais certo q a friaca q nos esperava em SP. A nostalgia de idas passadas a terra da garoa foi intensa. Galeria do Rock, Centro Velho, Liberdade, Mercado municipal e a maior Lapa do mundo em linha Reta: a rua Augusta.
A Catiço tour trouxe o melhor da vivência underground. Teste absoluto para os limites do estomago de pinto: andar por SP no frio entre a fome e a vontade de comer. O papo de tirar o foco da comida é de lei, mas com oferta abundante realmente 24h por dia na gde capital tupiniquim dificil não pensar em encher o pandú. Se localizar e andar a pé numa cidade diferente deve servir aos propósitos de exercício. O q e onde comer tbém. Um breve roteiro antes de sair da base é importante.
A melhor e única refeição de verdade que fiz em terras bandeirantes foi na filial da nação do sol nascente: Liberdade. Uma sopinha como macarrão fresco, tempura de legumes e caldo de peixe. Levante garantido. A diversão gustativa no bairro foram o sorvete melona e os sucos em lata diferentes (aloe vera e lichia com carne branca de côco). Pequenezas e camisetas garantem o lado sacoleiro e taí umas 4h de diversão.
Bem, pra não ficar só contando vantagens, cabe o aviso de perigo na volta. Antes de pegar estrada, voltamos ao mercado municipal para comprar víveres desnecessários porém gostosos. Lá é um lugar pleno deste tipo de mantimentos. Lógico, um lanche tbém foi pedido. Do famoso sanduíche de mortadela local, só trouxe a foto abaixo, pedi o bolinho de bacalhau e meus amigos além disso pediram o pastel local, muito parecidos com sacos de dormir fritos com recheio livre de buracos. É logico q teve uma parad extra e antecipada em nosso roteiro de volta. O bolinho pediu pra sair.

Sim, foi um fim de semana divertido pacas e mais uma quebra de paradigmas engessados por medo e crendices que se acumulam no virar dos dias comuns. A gente pode sair e se divertir com poucas regras a serem burladas.

Ah e por que eu não vi o Korzus em SP? Por causa do RP. Cada País tem o Hugh Heffner q merece.

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Armadilhas Orais

Margarinas, biscoitos, salgadinhos, sorvetes: esses alimentos são ricos em gordura hidrogenada, portanto, aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol (que protege as artérias). Pele de aves, bacon, toucinho, gordura aparente das carnes: esses queridinhos do paladar masculino são ricos em gordura animal. Por isso, aumentam o colesterol e podem prejudicar a saúde cardiovascular. Café ou chá preto em excesso: pensa que só porque está colocando adoçante tudo está salvo? Essas bebidas contêm cafeína, que podem, em altas doses, favorecer o aumento da pressão arterial e dificultar o sono, além de provocar dor de cabeça em indivíduos sensíveis. Temperos prontos: esse ingrediente contém glutamato monossódico e conservantes que, se consumidos habitualmente, podem sobrecarregar a função hepática. Açúcar simples e doces: eles aumentam a glicemia e podem, no futuro, alterar a ação da insulina e serem uma das causas de síndrome metabólica (conjunto de doenças que aumentam as chances de doenças cardiovasculares). Alimentos industrializados e conservas: esses alimentos ou petiscos podem aumentar a pressão arterial, além de outros males à saúde, dependendo da opção, pois são muito gordurosos. Embutidos: os embutidos (salsicha, linguiça, salame), além de serem muito salgados e gordurosos, contêm nitrato na sua composição e essa substância pode causar enxaqueca. Bebidas alcoólicas: ninguém está te proibindo de tomar um copinho ou outro de vez em quando. Mas o hábito sobrecarrega o fígado e pode prejudicar, inclusive, a função cerebral. Frituras: principalmente as que comemos na rua, como pastel, você deve deixar de lado. O óleo é reaquecido diversas vezes, podendo causar a oxidação da gordura, o que é prejudicial para a circulação sanguínea. Isso não significa que em casa está liberado. Evite! Refrigerantes: essas bebidas, mesmo as que não têm açúcar, não são uma boa opção. Eles possuem muitos conservantes, corantes, estabilizantes (e alguns, também, adoçantes). Essas substâncias sobrecarregam o fígado para que sejam eliminadas. Além disso, alguns possuem cafeína também.

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Dicas para uma dieta bacana

Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade.

- Ficar muito tempo em jejum trava o metabolismo. Sem energia, o organismo passa a poupá-la. Alimentar-se a cada três ou quatro horas (cinco a seis refeições ao dia) é essencial para ter disposição e saúde e também para emagrecer.

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose.

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço. À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar.

- Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. "Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas", diz Tatiana.

- A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- Para conquistar uma vida saudável, combine alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.


As dicas são da nutricionista Tatiana Ferraz, de São Paulo para o blog Missão de Peso

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