Bem, botão era um jogo de infância que aprendi a gostar com meu tio, com ele dei as primeiras palhetadas na mesa de fórmica na casa de meu avô. Uma autentica pelada, um time partido ao meio, acho q estrela, duas traves e goleiros com hastes plásticas, uma palheta repartida a cada jogada. De lá pra frente, olhinhos, galalites, duplos, simples e muitos nomes de craques recortados em escalações de jornais, goleiros de caixas de fósforos e logico mesas genéricas fabricadas, artesanais ou mesmo improvisadas. Torneios, amigos, rixas, campeonatos e partidas memoráveis. Zico contra Zico, Titas, Adílios, Ziza, Dirceu, Abel, Peu, Roberto Dinamite entre outros.
A Adolescencia chegou e aos poucos o botão foi saindo das atividades de fim de tarde, pouco a pouco amigos se separaram. Trabalho e Vestibular. Aquela lata foi pro fundo do armário.
Nunca me desfiz de minha mesa, tenho até hj meus pequenos craques de galalite. Ano passado, redescobri o jogo de botão. Fez parte de uma celebração com um pequeno grupo de amigos, em torno de uma mesa artesanal jogos no lounge de um estúdio musical.
Uma coisa q sempre foi complicada no jogo de botão foram as regras, a mesa, os disquinhos e ate mesmo goleiros parrudos ou esqualidos, nunca foram gdes obstáculos para um congraçamento de vizinhos. No entanto, cada núcleo possuia sua regra. A bola, melhor o dadinho ou a pastilha ja era o começo da confusão. Não seria diferente num revival. Eu cresci jogando com bolinha de war, hj a dita pastilha, mas neste retorno, fora de casa, o jogo do visitante é imposto pelo mandante. Comecei a jogar com a bola quadrada.

O campeonato é frenético, 12 equipes com 4 jogadores cada, se enfrentando em turno e returno. Todos contra todos. Empate não vale nada e vitórias contam 1 ponto. Dois tempos de 7 minutos.
A primeira coisa q se nota é a autogestão do jogo, não tem juíz, o dado do jogo é acordado entre os jogadores e na gde maioria dos jogos vale o pediu levou. A dinamica da regra tbem ajuda este cavalheirismo. Mas não dá pra negar q em uma competição, ganha quem usa a regra no limite. Tática e psicologia tbém fazem parte.
No mais é isso aí. O ano começou.
PS: Emagrecer jogando botão? Sem chance.