As dicas de rango estão raras por aqui. Uma pq realmente pouca coisa mudou na minha alimentação desde q este blog começou. Continuo pescadoriano, não como bicho q anda, nem bebo nada com bolhas. Evito pães e frituras.
Uma coisa q observo é q muita gente cotó de estomago, reclama q não pode comer, arroz. Arroz parboilizado eu nem tentei comer depois de operado. Como arroz integral hj em dia, mas admito q ele não é nada facil de lidar. Eu faço geralmente estilo baião de dois, com feijão na panela de pressão. Ja postei um video tosco de preparo, mas prometo algo diferente adiante.
Eu ando fazendo agora pra mim rizotto com arroz arbóreo: um arroz de ponta rombuda, de origem italiana, apesar de polido bem mais saboroso q o arroz agulhinha padrão.

O legal deste arroz é q ele foi concebido para ser feito com excesso de água mesmo, desprende uma goma e vira uma papa da boa. Sim, o italiano faz o rizotto basico com arroz, vinho branco e muita manteiga, mas a gente pode fazer com um pouco de azeite, muito alho e com um bom caldo de legumes, ou mesmo ketchup dissolvido em água. Lascas de queijo e vamos em frente. Faniquito free.
A frigideira esquecida é ideal para fazer este rango. Vale a pena experimentar.